Watatakalu é do povo Yawalapiti e pode ser considerada uma embaixadora mundial da cultura indígena, filha de uma das lideranças mais importantes da história do Xingu, o Piracumã, Watatakalu nos conta da relação de seus parentes com os Villas Boas, da faculdade indígena - que é uma reclusão -, nos traz um olhar profundo do sacrifício que foi passar por casamento arranjado e, por fim, relata sobre o machismo que enfrentava enquanto atuava como liderança das mulheres do Xingu.

Meu nome é Watatakalu Yawalapiti, do povo Yawalapiti. Meu povo está no norte do estado do Mato Grosso, no Alto Xingu, território indígena do Xingu, que a gente fala. O nosso povo é uma das etnias com a menor população da região do Alto Xingu. A gente fala língua aruak, eu conheço muito meu...Continuar leitura