Este depoimento foi gravado no estúdio aberto do Museu da Pessoa no Programa Conte sua História em 21 de março de 2013. Faz parte do projeto:"Aproximando Pessoas" patrocinado pelos Correios. Francisco Alves Duarte passou a infância em Sobral, veio para São Paulo para tentar melhorar de vida. Trabalhou em regiões centrais de São Paulo (centro, Av Paulista,) e exerceu várias funções. Morou durante dez anos em um casarão antigo da Av Paulista. Acompanhou de perto o crescimento e as transformações da cidade. Ao aposentar-se, continuou trabalhando e tornou se artista plástico. Costuma presentear as pessoas com os seus quadros. Sonha em ver os netos e os filhos encaminhados.

Nasci no Ceará, Sobral. Em 1932, dia 21 de julho. O meu pai trabalhava na fazenda. Era uma fazenda muito grande, tinha muito gado, toda espécie de gado, animal, cavalo, bicho, tudinho isso aí. E meu pai era quem administrava tudo lá. E eu aprendi a administrar. Eu fazia congada, então tenho uma...Continuar leitura

P/1 – Seu Francisco, eu vou pedir pra você falar o seu nome completo, local e data de nascimento. R – Francisco Alves Duarte. Nasci no Ceará, Sobral. Em 1932, dia 21 de julho. P/1 – Seus pais eram de Sobral, Ceará? R – É, meus pais são. P/1 – Seu pai e sua mãe? R – Meu pai e ...Continuar leitura

Título: Um camarada de coração manso

Data: 21/03/2013