Anella é uma senhora italiana de 97 anos que contou sua história ao Museu da Pessoa. Em seu depoimento ela conta que nasceu nos Estados Unidos e que viveu parte da infância na Itália. Com excelente memória, ela recorda a viagem de vinda para o Brasil, as descobertas das frutas brasileiras e os primeiros contatos com a cidade de São Paulo. Lembra-se das revoluções de 24 e de 32, da Segunda Guerra Mundial e a escassez de alimentos durante estes períodos. Recorda-se das brincadeiras de infância, das escolas em que estudou e do primeiro emprego como pespontadeira numa fábrica de meias. Conta sobre como conheceu seu marido e as dificuldades que a família enfrentou para criar os cinco filhos. Recorda a morte da mãe e do marido, que faleceu em seus braços. Finaliza o depoimento falando dos onze netos e treze bisnetos.

Meu nome é Anella Catapano Scarpelle. Nasci em 25 de julho de 1917. Nasci nos Estados Unidos da América do Norte, em Connecticut. Meu pai é Antonio Catapano, minha mãe Magdalena Scapa Catapano. Eles nasceram na Itália, Nápoles. Meu pai era negociante. Ele comprava, vendia, comprava e vendia, c...Continuar leitura

P/1 – Primeiro o seu nome completo, a data e o local de nascimento. R – Nome completo de novo? P/1 – De novo, por favor. R – Anella Catapano Scarpelle. Vinte e cinco de julho de 1917. P/1 – E o local em que você nasceu? R – Onde eu nasci? Estados Unidos da América do Norte, Connecticut...Continuar leitura

Título: Tutti buona gente

Data: 03/11/2014