Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gisele Rocha
Por: Gisele Rocha, 7 de novembro de 2023

Transforme o Mundo Conosco - Conheça a Burocras!

Esta história contém:

Transforme o Mundo Conosco - Conheça a Burocras!

Meu nome é Gisele Rocha, sou uma mulher negra e como muitos brasileiros, tenho minha ascendência marcada pela miscigenação: africana, indígena e europeia. Não sei muito sobre minha ancestralidade, mas sei que ela foi marcada por episódios de violência. Minha criação foi na periferia da zona sul de São Paulo, no Jardim São Francisco/Guarapiranga, onde apesar do ambiente violento tive bons professores no ensino fundamental - educadores que transformaram minha vida me apresentando novas possibilidades.

A música também teve forte influência na construção da minha identidade, principalmente o Hip Hop brasileiro, gênero que nasceu nas periferias. Meu objetivo era cursar pedagogia ou ciências sociais em universidades públicas, o que não aconteceu e acabei ingressando no curso de ciências contábeis com bolsa. Cumpri o check list dado pelos meus pais: “estude para ser alguém na vida e não passar pelo que nós passamos”. Me considero uma grande estudiosa, porém sem títulos - meu conhecimento é empírico. Não existe equidade racial no ensino básico e tive que atravessar muitas barreiras sistêmicas para chegar onde cheguei.

Foi um grande desafio iniciar um negócio sem dinheiro. Meu primeiro investidor foi meu pai, em 2017, que me deu um computador, e em 2020 recebi suporte financeiro e emocional de toda família e da minha rede de apoio. O ano de 2020 foi desafiador e mesmo assim conseguimos nos reinventar, realizando workshops e mentorias pagas e gratuitas - possíveis também graças ao apoio de toda minha rede de colaboradores, pessoas que entendem o valor em ajudar a ajudar.

Aos 14 anos, quando fui convidada a realizar uma ação com mulheres em situação de vulnerabilidade, me encantei pelo propósito de atuar em ações sociais. Desde então colaborei com diversas ONGs e coletivos como articuladora, gestora financeira, mobilizadora de recursos e tudo que coubesse ajudar. Não foi diferente dentro do empreendedorismo. O desafio...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
Transcender é o caminho
Vídeo Texto

Gabriela Augusto Campos de Santana

Transcender é o caminho
Manutenção de vínculos
Vídeo Texto

Maria Luiza Pinto e Paiva

Manutenção de vínculos
Contribuindo com as cidades do futuro
Vídeo Texto

Luis Fernando Guggenberger

Contribuindo com as cidades do futuro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.