resumo

O forte vínculo de Edgard Gouveia Júnior com Santos, sua cidade natal, foi bem retribuído com o presente que deixou para a cidade. Segundo ele, é a Santos e a sua família que deve grande parte de sua formação. Com o intuito de devolver alguma coisa para o lugar que havia lhe dado tanto, Edgard coordenou o projeto de restauro do Museu de Pesca que, naquele momento encontrava-se fechado e sem grandes perspectivas de mudanças. A partir da experiência coletiva de jovens arquitetos na transformação do antigo e abandonado Museu de Pesca para um moderno e interativo, surgiram idéias, contatos e novos projetos. Um deles é a Escola dos Guerreiros sem Armas, criada a partir desta experiência. Só que desta vez a transformação de lugares teria que passar por um desafio maior: lutar contra a apatia e descrença de vidas adormecidas entre espaços deteriorados e esquecidos de centros urbanos e rurais. É nesta atuação que Edgard mostra uma maneira iluminada de transformar pessoas para transformar espaços, alimentando e estimulando sonhos coletivos que não se sentiam mais no direito de ter vida.

história

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Edgard, para começar nossa entrevista vou perguntar de novo pra você. O seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Meu nome completo é Edgard Gouveia Junior. Eu nasci na cidade de Santos, São Paulo. E eu nasci no dia 10 de maio de 1965. P/1 – E o nome dos seus pais? O q...Continuar leitura



Título: Transformando espaços

Data: 24/05/2007

Local de produção: Brasil / Santa Catarina / Florianópolis

Personagem: Edgard Gouveia Júnior Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página