Hélio tem uma irmã (por parte de pai), Sra. Maria Amélia, que hoje reside em Niterói e com quem tem pouco contato.
Aos 19 anos ingressou no Banco do Brasil S.A., tomando posse na agência BB de Aracaju-SE, sendo que a viagem até lá foi efetuada num navio chamado "Ita do Norte", quase 15 dias de viagem. Lá chegando, conheceu sua futura esposa, Sra. Helena Calazans de Magalhães, com quem se casou logo depois, já de volta ao Rio de Janeiro.
Durante esse período, gostava de jogar basquete (lembra-se de bons companheiros: Álvaro, Aristides e Ari) e também de luta-livre (foi lutador peso-pena).
Para aumentar sua renda, trabalhou em fábrica de móveis como apontador-fiscal, mas a profissão acabava por fazer outros companheiros insatisfeitos e terminava sempre em briga, o que resultou em sua demissão da fábrica quando disse que preferia o BB.
Formou-se em perito-contador (atual contador, faculdade de Ciências Contábeis). Durante seu trabalho no BB teve bons momentos: por exemplo, quando foi nomeado pela primeira vez Gerente do BB (no interior), passando por agências de Ubá, Patos de Minas e Passos, entre outras.
Atualmente mora perto de sua filha, Sra. Adelina; aproveita para ler bastante, gosta de música. Divorciado, conta com três filhos, nove netos e dois bisnetos.
Gosta muito do bairro do Flamengo, onde viveu quase 20 anos, e tem ainda amigos por lá.