Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto Rolim Andrés
Por: Museu da Pessoa,

O ano de 2009

Esta história contém:

O ano de 2009

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

2009 foi um ano que acontece muita coisa, que para mim muda tudo. Foi um ano que a gente criou um primeiro bloco de carnaval de rua em BH, a minha lembrança de carnaval, nesses outros anos eu tinha ido para o Rio, era de ir para o Rio ver aquele carnaval de rua que estava renascendo, mas em BH ficavam as ruas desertas, né? Em 2009, a gente decide, um grupo de amigos, fazer. Chega lá tinha 30 pessoas e saímos e foi super histórico para quem estava lá, foi um dia lindo, assim, de vivenciar a rua da cidade, com o carnaval, a gente andando, as pessoas olhando, achando estranho, algumas vindo para o bloco. 2009 foi o ano que eu fiz uma exposição sobre minha avó, foi o ano que eu passei no concurso para UFMG, comecei a dar aula na UFMG. E também eu terminei um namoro que eu estava e comecei a namorar com a Fernanda que é a minha companheira até hoje. Então tudo nesse ano de 2009, foi um ano super curioso, assim, tudo que eu vivi nesses dez anos de lá para cá, tiveram um pouco de inflexão ali naquele ano. Acho que também essa coisa do carnaval, porque é também o início de engajamento com a cidade de Belo Horizonte. O bloco se chama Tico Tico Serra Copo. Tem dez anos aqui em BH, a moçada deve conhece-lo. E outro bloco dos amigos que a gente conheceu, foi o Bloco do Peixoto, foram os dois blocos que saíram naquele ano de 2009. O trajeto era nas casas, muita gente morava na Serra, nessa época, eu tinha essa casa que eu morava com essa minha namorada da época, a Ana, então saia de uma outra casa, que era de umas outras pessoas que eram do bloco, passava pela nossa, passava perto de uma outra e ia terminar em um bar. Era um trajeto, assim, modesto, bem bobo mesmo, sabe? Era tão amador que ninguém foi lá ver no bar se o cara ia ficar aberto, ou a pessoa foi falar e o cara não levou a sério, falou: “Ah, isso”. Aí não estava aberto o bar, aí o bloco continuou, falou: “Pô, e agora o que nós fazemos?”. Por sorte, alguém...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Belo Horizonte Surpreendente

Depoimento de Roberto Andrés

Entrevistado por Lucas Torigoe

BH, xx de setembro de 2019

PCSH_HV829 _ rev.

Transcrito por Fernanda Regina

Revisado por Paulo Rodrigues Ferreira

P/1 – Roberto, qual é o seu nome inteiro, onde você nasceu e em que data?

R – Roberto Rolim Andrés, eu nasci em Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro de 1980.

P/1 – Você nasceu em hospital, contaram para você? Foi em casa? Como foi isso?

R – Não, eu nasci na Maternidade São Lucas. Hospital São Lucas.

P/1 - E seu pai ou sua mãe lhe contaram como foi esse dia, como foi isso?

R – Acho que foi um parto de cesariana, era o dia do aniversário da cidade, então tem essa anedota, o médico falou com a minha mãe - médico é genial - “Ah, ele podia se chamar Horizontino”, que é o nome da cidade. Eu acho que isso... Acho que meus primeiros meses de vida foram um pouco turbulentos para os meus pais, uma criança com algumas dificuldades no início, mas é o que eu sei desse dia.

P/1 – Eles tiveram dificuldades por quê? O que aconteceu?

R – Acho que dificuldades de que minha mãe não estava tendo leite suficiente, aí eu tinha alergia a outros leites, leite de vaca e tal. Então era desde, assim, eles conseguirem leite de égua a várias mães de leite e outras pessoas que tinham tido filho na época. Me levavam para amamentar nas mães diferentes, Entre Rios, que é a cidade em que eles moravam, ou aqui em Belo Horizonte. Meus pais moram nessa cidade do interior, que é 100 quilômetros daqui, embora eu e meus irmãos tenhamos nascido aqui em Belo Horizonte; a gente morava na fazenda, no interior.

P/1 – Entendi. Qual é o nome inteiro da sua mãe?

R – Yara Rolim de Oliveira.

P/1 – A família dela, como é a família dela?

R – A família da minha mãe vem do interior de Minas, das fazendas, da região de Ponte Nova. Minha avó e meu avô se conheceram nesse contexto bem do interior, mineiro,...

Continuar leitura

Título: O ano de 2009

Local de produção: Brasil / Belo Horizonte

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Roberto Rolim Andrés

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios