Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Tradição e negócios em família de materiais para construção

Esta história contém:

Tradição e negócios em família de materiais para construção

Vídeo

Sou Carlos Massayuki Hasimoto, nascido em Ituverava, estado de São Paulo. A data de nascimento é 11 de abril de 1962. Meu pai é Akinori Hasimoto, e minha mãe é Catarina Kakushi Hasimoto. O meu pai veio para o Brasil nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, com nove anos. A minha mãe nasceu aqui em Pedregulho, estado de São Paulo, terra do Quércia. (risos) E eu sou ainda 100% japonês – o meu sangue, o modo de falar -, porque ainda não teve miscigenação. E eles vieram aqui pro estado de São Paulo, porque o governo cedia terras para os imigrantes. Eles foram pra agricultura, então, e por isso os japoneses geralmente têm tradição na agricultura.

Só que o japonês não ficava muito tempo como colono; depois ele virava proprietário de sítio, e a história da minha família é exatamente assim: colono, depois vira meeiro e, mais tarde, proprietário. Meu pai ficou na agricultura até 1968, mas era muito difícil, porque tinha que contar com a natureza, e às vezes não pegava preço pra vender. Então, em 1968 nós viemos para Ribeirão Preto, e meu pai abriu loja aqui no ramos de materiais de construção. Graças a Deus, nós estamos aqui de pé até hoje.

Meu pai sempre procurou residir próximo à empresa, num raio de 500 ou 600 metros, no Ipiranga - o bairro. Eu acho que toda infância do pessoal de mais de 50 anos foi uma infância de rua, com aquelas brincadeiras coletivas de rua: futebol, bola de gude e outras brincadeiras. E tive uma vida saudável, graças a Deus. Pratiquei esporte, judô, natação, beisebol... tive uma infância boa e, na juventude, ótimos amigos, amizades importantíssimas.

Na escola, eu comecei o grupo escolar no outro bairro, distante daqui. E depois passou pro colégio. O colégio, eu já comecei aqui no bairro do Ipiranga, dá uns 500 metros. Aí o ginásio também era nessa mesma escola, tudo na escola pública. Depois eu fui cursar faculdade, fiz Administração na...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Tradição e negócios em família de materiais para construção

Pesquisador: Ana Eliza Barreiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios