Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Tinta laranja contra a pesca ilegal

Esta história contém:

No Instituto Sea Shepherd Brasil organizamos várias campanhas de mobilização, algumas de intervenção direta. Em 2000 e 2001, por exemplo, mapeamos embarcações que estavam pescando ilegalmente no litoral do Rio Grande do Sul. Na primeira vez ligamos para o órgão governamental e dissemos: “Olha, tem nove embarcações em tal local” e eles responderam: “Nós não temos barcos para ir autuá-las”, e argumentamos: “Podemos conseguir um barco e vocês podem ir conosco”, mas também não funcionou: “Não podemos ir no barco de outras pessoas”. Depois disso ligamos para a Marinha: “Há nove embarcações em tal lugar, fizemos um sobrevôo, marcamos com GPS (localização por satélite) e temos imagens”. Resposta da Marinha: “Não podemos autuar porque não tem como deslocar nossa embarcação para lá”.

Então, compramos uma lata de tinta laranja, entramos na embarcação de um pescador e marcamos esses barcos. Liguei então para a Marinha e falei: “Vocês não precisam fazer nada. Só esperem no porto. Os barcos que chegarem marcados com tinta laranja são os que vocês devem autuar”. Não foi fácil? Bom, essa ação gerou um constrangimento entre o Ibama e a Marinha e duas semanas depois eles fizeram um acordo de monitoramento, com o apoio de uma companhia que iria pagar as despesas da operação. Claro que isso foi para a mídia. Não é tão difícil fazer as coisas e, às vezes, uma lata de tinta laranja resolve.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Tinta laranja contra a pesca ilegal
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sucos e histórias
Vídeo Texto

Edvaldo Farias Torres

Sucos e histórias
Vídeo Texto

Manuel da Silva Filho

"Não adianta reclamar"
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Uma vida ativa
Vídeo Texto

Vicente Reis de Oliveira

Uma vida ativa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.