resumo

Manuel cresceu escutando histórias sobre o avô paterno, um benzedeiro de origem africana admirado pelos fazendeiros de Monte Azul Paulista. Em sua história de vida, traz a sabedoria dessa figura curiosa e de outras pessoas que o influenciaram a fazer o bem e a não odiar. Com bom humor, conta como era ser o único aluno negro da escola e trabalhar na infância, narra como se deu a mudança para a cidade de São Paulo durante a juventude, o desenvolvimento da carreira no ramo da citricultura e a convivência com a família. Manuel faz parte da história do Ceagesp, onde já morou e trabalhou, e hoje realiza trabalho voluntário para beneficiar crianças e adolescentes.

história

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Programa Conte Sua História – 20 anos do Museu da Pessoa no Brasil Entrevistado por Rosana Miziara Depoimento de Manuel da Silva Filho São Paulo, 26 de julho de 2012 Realização: Museu da Pessoa Código: PCSH_HV357 Transcrito por Cristiana Sousa (MW Transcrições) Revisado por Joice Yumi Mats...Continuar leitura



Título: "Não adianta reclamar"

Data: 26/07/2012

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Manuel da Silva Filho Transcritor: Cristiana Sousa Revisor: Joice Yumi Matsunaga Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


histórias que você pode se interessar

opções da página