Bráulio Ferreira de Souza Dias nascido em Ithaka, nos Estados Unidos, mas de origem brasileira, é biólogo formado pela Universidade de Brasília e doutor em Zoologia, título conquistado em Edimburgo, na Escócia. Nessa conversa, ele relembra o seu interesse por Biologia desde a infância, o que já lhe rendia prêmios e bolsas devido à sua dedicação precoce na área. Bráulio nos fala sobre a Conferência de Estocolmo em 1972, quando o Brasil criou a SEMA (Secretaria Especial do Meio Ambiente) e que, antes disso, no mundo também, as questões ambientais eram tratadas de forma limitada e parcial, não incluindo a relevância das questões sociais ou econômicas. Já no período da faculdade ele se envolvia em projetos e propostas para preservar áreas importantes, como a criação da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília. O biólogo conta que era pesquisador do IBGE ao voltar para o Brasil nos anos 1970 e o foco de seus estudos era a Ecologia do Cerrado. Narra suas vastas experiências com fogo e nos relata as suas análises e conclusões sobre os incêndios nas matas brasileiras. Discorre também sobre a sua experiência no IBAMA, na participação da Rio 92 e em seguida, na responsabilidade em criar um setor que, futuramente, tornou-se a Secretaria de Biodiversidade de Florestas no Ministério do Meio Ambiente. Experiente e profundamente comprometido com as questões ambientais, ele finaliza traçando um panorama sobre a preservação da biodiversidade no Brasil e no mundo.

Memória da Convenção da Diversidade Biológica e Protocolo de Cartagena e da Convenção sobre Mudança do Clima e Protocolo de Kyoto Depoimento: Bráulio Ferreira de Souza Dias Entrevistado por Stela Tredice e Thiago Majolo São Paulo, 10 de março de 2006 Realização Instituto Museu da Pessoa ...Continuar leitura

Título: Temos medo da floresta

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo