Aristides Teodoro é um escritor e poeta nordestino que mora em Mauá. Migrou com a família de Utinga, na Chapada Diamantina, para Mauá quando ainda era criança. Em seu depoimento ao Museu da Pessoa ele conta a origem de sua família, a vinda para Mauá e o envolvimento com a literatura. Fala sobre a Livraria Gazeau, lugar frequentado por ele na juventude e sobre a correspondência que trocou com Jorge Amado durante muitos anos. Descreve o primeiro trabalho no jornal Gazeta do ABC onde começou como office-boy. Aristides recorda a fundação do Colégio Brasileiro de Poetas juntamente com mais 10 escritores, os livros que publicaram e o fim do grupo. Ele recorda o início no Jornal da Manhã como cronista e por fim fala da intransigência religiosa do pai.

Meu nome completo seria Aristides Teodoro Palmeira da Silva, o meu pai eliminou Palmeira e eu faço questão de tirar o Silva, porque eu não sou descendente de presidente, parente de presidente. Nasci em 27 de novembro de 1937, em Utinga, que é uma pequena cidadinha no interior da Bahia. Meu pai c...Continuar leitura

P/1 – Primeiro, Aristides, eu vou pedir pra você falar pra gente o seu nome completo, a data e o local de nascimento. R – Meu nome completo seria Aristides Teodoro Palmeira da Silva, o meu pai eliminou Palmeira e eu faço questão de tirar o Silva, porque eu não sou descendente de presidente,...Continuar leitura

Título: Tarde com sabor de docinho de coco baiano

Data: 18/09/2014