Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 12 de abril de 2011

Sobre morar ao lado da escola

Esta história contém:

Vídeo

P/1 – Izete, boa tarde.

R – Boa tarde.

P/1 – Eu queria começar perguntando pra você qual é o seu nome completo.

R – Izete Gomes Plácido Gonçalves.

P/1 – O lugar onde você nasceu e data do seu nascimento.

R – Bodoquena, 2 de maio de 1955.

P/1 – Conta um pouquinho dos seus pais, qual é o nome deles?

R – Meu pai e Ramon _____ Plácido. Minha mãe Francisca Gomes Plácido de Mesquita. Minha mãe mora em Campo Grande, já é separada do meu pai, que mora em Bonito.

P/1 – E o que eles fazem, o seu pai e a sua mãe?

R – Minha mãe é funcionária pública, trabalha na secretaria da escola em Campo Grande, prefeitura de Campo Grande. E meu pai é empreiteiro, mexe com serviços em fazenda, essas coisas assim, trabalhando.

P/1 – Você tem irmãos?

R – Tenho sete irmãos. Nós somos sete, comigo. Seis irmãos. São quatro meninas, mulheres, e três meninos.

P/1 – E você tá em que ordem dessa escadinha?

R – Eu sou a terceira das mais velhas.

P/1 – Tá certo.

R – Das sete eu sou a terceira mais velha.

P/1 – E você sabe se seus pais eram daqui da região de Bodoquena?

R – Meu pai é paraguaio, veio do Paraguai mesmo, de Bella Vista. E minha mãe veio de Uruburetama, no Ceará, a nacionalidade dela é lá.

P/1 – No Ceará?

R – No Ceará.

P/1 – E você sabe como eles se conheceram?

R – Meu pai já morava aqui em Bodoquena, nessa região de Bodoquena, e minha mãe veio uma época, eu acho que ela tinha seis, sete anos de idade, veio do Ceará quando aconteceu uma seca, naquela época foi muita... Então tiveram que todo mundo vir embora de lá. Então pegaram o caminhão, que eles falavam pau-de-arara, daí ela veio, chegou aqui em Mato Grosso do Sul, aqui na região mesmo ela o conheceu. Conheceram-se, acho que ela tinha 13 anos de idade, casou com meu pai. Tem tempo lá.

P/1 – Como que era...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.