A infância em São Paulo e os finais de semana num sítio em São Roque. Lembranças com a avó materna e a conexão dos dois. As brincadeiras e escavações na EMEI Heitor Villa Lobos. Memória afetiva do Rio de Janeiro. A época na escola e os professores mais marcantes. Os acampamentos de escoteiro e as mudanças durante a adolescência. Ingresso na PUCSP e trabalho como vendedor na Decathlon. As vivências da universidade. Experiências profissionais e o caminho para a área de Diversidade & Inclusão. Seu entendimento como uma pessoa trans e a rede de apoio. A campanha da Pantys. Oportunidade para a B3 e os desafios do mercado financeiro. Iniciativas de D&I da B3. Os maiores desafios e aprendizados de sua carreira. A conquista da camisa branca e seu legado para o futuro.

imagens (11)

Um Momento de Liberdade

data (ou período): 09/01/2021 Imagem de:Alexandre Kiyohara

Retificação de seu Nome

Nova Geração a Caminho

O Dia do Renascimento

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:Alexandre Kiyohara

Ocupando Novos Espaços

Sem camisa e sem vergonha

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:Alexandre Kiyohara

Vivendo sua Liberdade

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:Alexandre Kiyohara

A Minha Família

data (ou período): Ano 2001 Imagem de:Alexandre Kiyohara

O Sítio em São Roque

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:Alexandre Kiyohara

Amor e companheirismo

Foto de Perfil

Imagem de:Alexandre Kiyohara

Um Momento de Liberdade

Alexandre se recuperando da mastectomia que realizou, em janeiro de 2021, em Juiz de Fora, MG. Estava sorrindo pois foi um momento de liberdade e felicidade com o seu corpo.

período: 09/01/2021

Retificação de seu Nome

Alexandre segurando o documento de retificação de seu nome. Naquele momento, finalmente, tinha um nome pelo qual se identificava.

Nova Geração a Caminho

Alexandre e a sua irmã, Amanda. Ela está grávida de Arthur, o primeiro da nova geração da família. Alexandre conta que ficou extasiado com a notícia de que será tio.

O Dia do Renascimento

Alexandre durante a pandemia, no seu primeiro aniversário depois que passou a se identificar como um homem trans. Essa data marca também o dia que começou a tomar as primeiras injeções de hormônio. Ele considera a data como o dia de seu renascimento.

período: Ano 2020

Ocupando Novos Espaços

O crachá de Alexandre na B3, marcando sua entrada na empresa. Ele conta que considera a fotografia, um símbolo forte, pois demonstra que ele está ocupando espaços que jamais pensou que ocuparia.

Sem camisa e sem vergonha

Alexandre posando durante a campanha da marca Pantys, que faz produtos absorventes para pessoas trans. Nessa campanha, Alexandre conta que achou o momento engraçado e natural e, apesar de ser o único sem camisa, não sentiu vergonha.

período: Ano 2021

Vivendo sua Liberdade

Alexandre na Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro. Nesse dia, ele mergulhou pela primeira vez após a mastectomia. Escolheu tirar a fotografia ali pois ama o Rio de Janeiro e lembra muito de sua avó materna.

período: Ano 2021

A Minha Família

A família de Alexandre reunida durante um passeio no parque do Ibirapuera, em São Paulo, em 2001. Alexandre conta que ali estão reunidas as pessoas que ele mais ama no mundo. Da esq. para dir., sua mãe Andreia, ele, sua avó, sua irmã Amanda e sua tia Ana.

período: Ano 2001

O Sítio em São Roque

Alexandre, seu pai e suas irmãs, durante sua infância, no sítio da família, em São Roque, interior de São Paulo. Ele guarda muitas recordações das aventuras que viveu com a família naquele lugar.

período: Ano 2002

Amor e companheirismo

Alexandre e sua namorada, Georgia, durante um casamento. Ele conta que o casal quase não tem fotos, pois aproveitam muito o tempo juntos. Georgia representa a família de Alexandre, pois é a parte dessa que está fisicamente próxima dele.

Foto de Perfil

Palavras-chave:

Projeto: Diversidade e Inclusão no Mercado Financeiro – Banco Pan Entrevista de Alexandre Kiyohara Entrevistado por Bruna Oliveira São Paulo, 18/10/2022 Entrevista n.º: PCSH_HV1238 Realizada por Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Bruna Ghirardello P/1 – Alexandre, pa...Continuar leitura

Título: Seja Sua Própria Referência

Data: 18/10/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Alexandre Kiyohara Entrevistador: Bruna Ghirardello de Oliveira Revisor: Bruna Ghirardello de Oliveira Pesquisador: Bruna Ghirardello de Oliveira Transcritor: Selma Paiva Vídeomaker: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.