Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Vídeo

Eu nasci como Saulo Cesar da Silva e quando em casei, passei a usar o Paulino como sobrenome também, então, hoje eu me identifico como Saulo Cesar Paulino e Silva. Eu nasci no antigo Estado da Guanabara, que hoje já não mais existe, chamado hoje Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1962. Vim para São Paulo com seis meses de vida.

A origem materna, realmente, eu não tenho como trazer alguma informação, pelo fato de minha mãe ser órfã, sendo que foi criada por uma família fora, que não pertencia a sua família de origem e eu próprio, não os conheci. Então, fica um vazio, fica um vácuo na parte materna. Na parte paterna, tem a minha avó nascida no Rio de Janeiro, ainda no século 19 e o meu avô também nascido no século 19. Eu posso falar da peculiaridade de ter casado?

P/1 – Claro, sem dúvida.

R – Uma das histórias, essas histórias orais que vão passando de geração para geração é que a minha avó, ela foi deserdada dos seus bens por ter se casado com uma pessoa de origem africana. E eu acho que isso é uma marca que a gente traz até os dias de hoje, né, essa rejeição.

P/1 – Conta um pouquinho mais sobre os dois, né, que eu acho que você conseguiu descobrir bastante sobre a história deles, que eu acho que conta muito da origem do seu pai e depois da construção da sua família.

R – Bom, a origem… nos anos 80, aproximadamente, eu me envolvi na busca da identidade pessoal, né, e resolvi sair a campo pra construção de uma árvore genealógica e no momento em que nós não tínhamos a possibilidade tecnológica de internet, era tudo muito manual, tudo muito analógico, eu me defino hoje como uma pessoa analógica que vice no mundo digital, então a gente vaio se adaptando. Mas essa minha pesquisa, ela foi feita no núcleo de uma igreja mórmon na Penha de França, aqui na zona leste, que guarda os registros de todos os cartórios e batistérios da igreja católica por ser da filosofia dos...

Continuar leitura
Fechar

Entre Amigos

Dados da imagem Lançamento do livro

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Saulo César Paulino e Silva

História:
Saulo César Paulino e Silva

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
escritor, lançamento, lançamento de livro

Lançamento do livro "Educação inclusiva, uma perspectiva iberoamericana". Saulo é o organizador. Na foto, ele está à esquerda, com sua mulher Sandra e o então senador Eduardo Suplicy.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sempre um novo desafio
Vídeo Texto

Antonio Saulo Coffani Nunes

Sempre um novo desafio
A primeira corrida de aço inox
Texto

Saulo Fernando Tárcia

A primeira corrida de aço inox
A cada mudança, um desafio
Texto

Reinaldo Benjamim Ferreira

A cada mudança, um desafio

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.