Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Saudades da Infância

Esta história contém:

Saudades da Infância

Minha infância foi muito quieta e com cheiro de praia. Menina calada, tímida. Sempre fui tímida, minhas bochechas ficavam vermelhas quando sentia vergonha de alguma coisa ou quando falavam comigo.

Infância vivida na praia. Chegamos a ficar quase três meses, isso nas férias. Ah, as férias! Sempre bem esperada para ir para nossa casa que o papai tinha na praia e lá vivenciamos toda nossa infância, com a mamãe, meu irmão e minha irmã, com amigos que lá tínhamos e eram os nossos vizinhos. Saíamos pela manhã para brincar e tomar banho no mar. À tarde, sempre brincava com os amigos e, no final da tarde, íamos para o mar novamente.

E os peixes que mamãe fazia, no molho, frito, eram uma delícia. Hummmm, amava! Víamos os pesqueiros pescarem com rede e quando tiravam, vinham muitos peixes e siris. Mamãe também limpava e cozinhava os siris para comermos. Ela sempre cuidava o tempo todo de nós, não cantava e nem brincava conosco.

Ao anoitecer, também esperávamos para andar pela praia com farolete. As ruas eram de areias, a iluminação tinha somente das casas, então, era muito divertido andar com lanternas à noite.

As músicas marcantes foram do Trem da Alegria, Paquitas as primeiras da Xuxa. Lembro que eu e minha irmã ganhamos o disco do meu pai e ficamos felizes da vida. Logo colocamos para ouvir e começamos a dançar. Meu pai ouvia muito Elis Regina. Dancei muita lambada, também.

Brinquei de boneca, tive uma Barbie. Brincava, também, de escolinha, de brincadeiras de mão e de pula corda. Como amava andar de bicicleta! Infância vivida que deixa saudade. Embora sendo muito quieta, brinquei e aproveitei da minha maneira como toda criança que brinca.

Minha avó paterna sempre nos dava rapadura. Sempre falava dos meus cabelos longos e se eu daria eles para ela fazer uma peruca. Quando tinha festa de família, tinha que vestir vestido com meia calça e sapatos de boneca.

Assim, recordo da minha infância e sinto saudades, épocas que ficam na...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios