O lugar em que Josefa nasceu, cresceu e formou sua família não existe mais. A Ilha do Tamanduá, em Sento Sé, na Bahia, foi alagada com a construção da Barragem de Sobradinho, na década de 1970. Obrigada a se mudar de lá, com o marido e os filhos pequenos, ela tentou se acostumar à nova vida, mas não conseguiu. Para Josefa, tudo era melhor antes: a roça em que trabalhava, os peixes que pescava, a água que tirava do Rio São Francisco. Ela sente falta até de ouvir o barulho do apito das embarcações a vapor que atracavam perto de sua antiga casa. Saudosa, mas consciente dos problemas de sua atual comunidade, na cidade de Sobradinho, ela falou de sua trajetória de poucos sonhos e muita luta. Conseguiu levar a energia elétrica para sua região e esperava que, logo, chegasse também o saneamento básico.

Eu nasci no Sento Sé, num local chamado Ilha do Tamanduá. Eu nasci no dia 18 de setembro de 1943. Quando era criança, trabalhava na roça. Eu ia para a escola, comecei a estudar garota. Aí, eu ia ajudar na roça, ajudar meus pais na roça. Tinha trabalho também de casa, mas eu sempre ajudava na...Continuar leitura

imagens (1)

get_date(); ?>

Retrato de Josefa da Rocha Freire