Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O Professor Ives Gandra da Silva Martins, em singelo mas comovente depoimento, escreve "que seu último livro Saúde é uma lição aos médicos de como conservar a saúde, pois mostra que uma correta dieta com vitaminas diárias, exercício físico e mental - em que se incluem orações ao Criador, de adoração, de agradecimento, e petições, sobre não passar um dia sem trabalho, sem cuidar da família, sem escrever e sem ler - fornecem os ingredientes que permitem ao homem navegar nas tormentas da vida, com serenidade e confiança". E, com extrema fidalguia, conta que o pai é o verdadeiro exemplo do espírito lusíada, porque sabe amar as duas pátrias - aquela em que nasceu e a que o adotou, como filho dileto, transcendendo sua cidadania os mares que separam os dois continentes (in Sabedoria e Felicidade, p. 155).

O escritor, JOSÉ DA SILVA MARTINS, escreveu, em 1997, quando da edição do livro SABEDORIA E FELICIDADE, aos 99 anos de idade, que "jamais poderia imaginar que esta obra, concebida aos 84 anos de idade, por inspiração e apresentação do meu saudoso amigo MENOTTI DEL PICHIA, alcançasse tanto sucesso, sucesso que emocionou meu velho coração." Apenas uma pequena retificação, na introdução do livro, sob o sugestivo título, Celebração da Vida: Não se trata de um velho coração, mas de um juvenil e imenso coração.

José da Silva Martins está inscrito, no GUINESS BOOK, como o escritor mais idoso a publicar seu primeiro livro, aos 84 anos de idade, e, atualmente, com 101 anos prossegue na sua gloriosa caminhada, enriquecendo o mundo dos homens com seu otimismo e juventude de espírito.

Este jovem nasceu, a 11 de junho de 1898, no Conselho de Vila Verde, distrito de Braga, Portugal, imigrando para o Brasil, aos vinte um anos de idade, a convite de Felix Guimarães, para trabalhar em uma casa de modas de sua propriedade, o Rio de Janeiro.

Posteriormente, em São Paulo, com os filhos já formados, passa a escrever em tempo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Crer e ser aperfeiçoando
Vídeo Texto

Eliane Carvalho de Araújo

Crer e ser aperfeiçoando
Um cordelista com histórias para contar
Vídeo Texto

Garcilazio Machado Brilhante

Um cordelista com histórias para contar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.