Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Maria dos Prazeres Bacelar

Turma: 4º ano

A história de "Dona Rosa"

Essa é a história de uma menina, que nasceu no interior de Pernambuco e que iria se chamar Rosa. Quando tinha dois anos de idade, teve um furúnculo enorme e quando sua mãe já não sabia mais o que fazer para cuidar de sua filha, resolveu levá-la até a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Lá, foi batizada e ficou curada. Então ela foi registrada com o nome de Maria dos Prazeres.

Passados alguns anos, sua família precisou sair de Pernambuco e vir para Nova Iguaçu, no Parque Ludolf. Com a emancipação de Mesquita, o Parque Ludolf passou a se chamar Vila Emil.

Antigamente, tinha muita lama, a grama era alta, passava muitos bois, não tinha escolas e tinha uma linha do trem.

Atualmente, a Vila Emil mudou bastante. Hoje temos escolas, ruas asfaltadas, lojas e muito mais.

E "Dona Rosa" disse assim: - E eu sou Maria dos Prazeres, mas só me chamam de Rosa da Vila Emil.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.