Adriano Leite da Silva, mais novo de 12 irmãos, conta como foi sua infância de filho de pescador e de artesã de trás da Ilha. Apaixonado por história e pelo folclore de sua cidade Natal, Adriano conta como desde sua tenra infância essas histórias fizeram parte de seu desenvolvimento como ser humano e esse traço ele traz até os dias de hoje, em seu trabalho com crianças e com as escolas de Ilhabela. Nesse depoimento, há histórias da sua ascendência familiar desde o período colonial, há contos e lendas da cidade, além de descrição de danças e festas populares da Ilha. Devoto de São Benedito, Adriano conta como são as festividades desse santo e como é preparada a concertada, bebida tradicional, servida apenas nessa festa. Em seu depoimento, Adriano mescla as lendas e histórias de sua cidade, com o seu desenvolvimento pessoal e humano, numa narrativa apaixonada e instigante, oferecendo um mergulho nesse universo não tão conhecido aos turistas e não caiçaras da Ilha.

Adriano Leite da Silva, eu nasci na cidade de Ilhabela. Trinta de janeiro de 1968. A família da minha mãe, na verdade, eles eram todos de Ubatuba, inclusive lá em Ubatuba, tem a Praia dos Tenórios. Por volta de 1730, eles tiveram que vir pra cá assumir a fazenda da Praia da Fome, que era uma fa...Continuar leitura

P/1 – Adriano, bom dia. R – Bom dia. P/1 – Eu, primeiro, gostaria de agradecer de você ter aceitado o convite para essa entrevista. E pra gente começar, eu queria que você falasse pra gente o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento. R – Adriano Leite da Silva, eu nasci na...Continuar leitura

Título: Rodeado de lendas e tradições caiçaras

Data: 14/07/2016