Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Ricardo Teixeira de Sousa

Esta história contém:

Vídeo

P - Boa tarde, Ricardo Bom, pra começar eu gostaria que você dissesse seu nome completo, local e data de nascimento. R - Bom, Ricardo Teixeira de Sousa, sou nascido em Alenquer, interior aqui do Pará, é pertinho, coisa de três dias de viagem de barco. Eu sou de 6 de junho de 1967. P - Qual é o nome dos seus pais? R - A minha mãe é Otília Teixeira de Sousa e o meu pai é Aureulino Bezerra de Sousa. P - Os seus pais são de Alenquer também? R - Já são falecidos, mas somos todos de Alenquer. P - Você se lembra da atividade profissional deles? R - O meu pai era alfaiate, a minha mãe era dona de casa com algumas saídas, para o artesanato também, ela fez algumas vezes artesanato. E excelente cozinheira. P - Você tem irmãos? R - Dez irmãos, somos uma família de 11 filhos legítimos e mais quatro de criação. P - Você consegue fazer uma listinha, assim, pra gente dos nomes, do mais velho para o mais novo. R - Dos legítimos era a Angelina, José Rui, Audiza, Epério, Aurelino, Auliza, Gilmar, Ailton, Luiz, eu Ricardo e o Alexandre, o último dos legítimos. P - Estão todos vivos? R - Todos vivos, todos vivos P - E dos não legítimos? R - Dos ilegítimos, todos vivos também, tem o Francisco, a Antônia, a Rosa e a Felipa. P - Vamos falar um pouco da sua infância. Você se lembra da casa aonde você morava? Foi em Alenquer mesmo que você cresceu? R - Nós todos nascemos em casa, com excessão do primeiro e do último. A Angelina nasceu ainda em hospital, por ser a primeira, e o Alexandre, por seu o último, já com a minha mãe com 43 anos, então, nasceu também em hospital. Mas sem ter sido na mão de médico, quando ele chegou já tinha nascido. E os demais, todos nasceram em casa, em mão de parteira. P - E você se lembra disso, alguma cena de estar nascendo irmão? R - Não, porque eu sou o penúltimo. Eu não vi nada disso, não Isso aí são os relatos mesmo da família. P - E a sua casa, você lembra como era? ...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ricardo Teixeira de Sousa
Local de produção: Belém
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonhador, mas com os pés na terra
Texto

Ricardo Rehder Garcia de Figueiredo

Sonhador, mas com os pés na terra
Tristeza, por favor, vá embora
Vídeo Texto

Maria da Penha Pedro

Tristeza, por favor, vá embora
Pelos espaços da cultura popular brasileira
Vídeo Texto
275 viagens contra o Alzheimer
Vídeo Texto

Cléa Magnani Pimenta

275 viagens contra o Alzheimer
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.