Francisco da Luz nasce o interior do Pará, nas proximidades de sua capital, Belém. Criado na fazenda, aprende diversos serviços manuais ainda pequeno e parte dali, posteriorente, em busca de oportunidades na cidade grande. Já em Belém, em 1975, inicia a escola técnica, onde se especializa como técnico em mineração e, em seguida, passa a trabalhar na Docegeo, uma das filiais da Companhia Vale do Rio Doce. Lá integra diversos projetos de exploração, incluindo Carajás, dos quais conta diversos causos sobre as mudanças que o tempo proporcionou à Companhia.

Projeto Memória Vale do Rio Doce Depoimento de Francisco da Luz Entrevistado por Fabricio Teixeira Neves e José Carlos Vilardaga Carajás, 25/05/2000 Realização Museu da Pessoa Entrevista CVRD_HV036 Transcrito por Nivaldo Freitas Revisado por Ana Calderaro P/1 - A primeira pergunta a fazer para...Continuar leitura

Título: Quando eu cheguei tudo era mato

Local de produção: Brasil / Carajás

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Francisco da Luz