Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Dener José Giovanini
Por: Museu da Pessoa,

Quadrilhas utilizam rotas do tráfico de animais para o tráfico de drogas

Esta história contém:

Quadrilhas utilizam rotas do tráfico de animais para o tráfico de drogas

O tráfico de animais é uma atividade muito próxima do tráfico de drogas e de armas. Quadrilhas utilizam as rotas do tráfico de animais para o tráfico de drogas, com os mesmos esquemas. O tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo, depois do tráfico de armas e de drogas. No Brasil chegam a ser retirados da natureza, todos os anos, 38 milhões de animais, em muitos casos com extrema crueldade, para abastecer o comércio ilegal. Com prejuízos – e riscos de disseminação de novas doenças – incalculáveis.

Ameaças de bandidos levaram Dener Giovanini a deslocar sua atividade na Renctas do Rio de Janeiro para Brasília. Ele começou a trabalhar em defesa do meio ambiente com 15 anos de idade. Na Eco-92, a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, viu-se diante de um personagem histórico: “Eu não estava participando de nada e uma rádio na cidade de Três Rios me pediu: "Ah, apresenta algumas coisas, faz aí uns quadros sobre meio ambiente, do tipo ‘Minutos da Sabedoria’, ou do tipo ‘Você sabia?’”. Eu falei: “Não, eu tenho uma idéia melhor, vou ser correspondente da emissora na Eco-92”. Fui cobrir a cúpula de chefes de Estado como correspondente da rádio de Três Rios. Quase sempre que eu falava com as pessoas, eram entrevistas exclusivas. Entrevistei Fidel Castro ao vivo, me sentindo com a bola toda. Eu não estava vinculado a nenhum movimento, mas fui fazer jornalismo ambiental., uma ótima experiência, um alvoroço na cidade. As pessoas ficavam esperando os boletins e acho que, no fundo, todo mundo na cidade se sentia muito importante. Por que, imagine, Fidel Castro falando na rádio de Três Rios. Foi um momento mágico”.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Quadrilhas utilizam rotas do tráfico de animais para o tráfico de drogas
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Dener José Giovanini

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Do tráfico para a Igreja
Vídeo Texto

Dione dos Santos

Do tráfico para a Igreja
Garra para lutar e construir o amanhã
Texto
A esperança da Vila Albertina
Texto

Sebastião de Oliveira Paes

A esperança da Vila Albertina
Dignidade para quem precisa
Vídeo Texto

Barry Michael Wolfe

Dignidade para quem precisa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.