Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 20 de dezembro de 2013

Psicologia esportiva

Esta história contém:

Psicologia esportiva

Vídeo

Meu nome é João Ricardo Lebert Cozac. Nascido em São Paulo, no dia 6 de dezembro de 1969. Meu pai chama Rafi Cozac, ele nasceu em 27 de maio de 1930 em Catalão, no interior de Goiás e a minha mãe, Ana Luiza Lebert, nascida 30 de agosto de 1946, em São Paulo. Meus pais, eles ainda estão vivos, meu pai é dentista, formado em Odontologia, em Direito, trabalhou muito tempo no ramo de artes, ele trabalhou como ator, muitos anos com a Cacilda Becker, o Walmor Chagas no teatro mais na década de 50, 60, mas se dedicou mais a Odontologia, ao Direito muito pouco. E a minha mãe sempre jornalista, escritora, trabalhou em diversas redações de revistas e jornais ao longo da vida. Tenho um irmão mais velho, Luís Felipe Lebert Cozac, hoje com 48 anos, ele é formado em Administração de Empresas e Economia. Minha família não gostava de futebol, meus pais falam que eu nasci de uma forma inexplicavelmente apaixonado por futebol, mas nem meu pai, nem a minha mãe, nem da família de ambos também não tem nenhum caso que você fale: “Ah, tem um primo distante, alguma coisa assim”, não. O meu irmão apenas gostava de futebol, mas nunca teve a paixão pelo esporte e eu nasci extremamente focado no futebol e acredito que pelos colegas de maternal, jardim, pré, enfim, toda contextualização da época, me fez apaixonar pelo futebol. O meu pai ele brinca, ele sempre é do contra, então se ele está numa mesa de palmeirenses, ele fala que ele é corintiano, se ele está numa mesa de corintiano, ele fala que ele é palmeirense, ele só brinca. A minha mãe é casada com um grande palmeirense e ela também nunca torceu para time algum, e ela se diz palmeirense mais por conta do marido e eu tenho um irmão são-paulino e eu sou torcedor do Santa Cruz de Recife.

Eu sou nascido em 69 e o grande time de Santa Cruz de Recife foi entre 1975, 76 até 78, 79, que era quando eu já tinha ali próximo dos meus dez, 11 anos de idade e que eu vi jogadores como...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto A Gente na Copa – História de Gente que Faz o País do Futebol

Depoimento de João Ricardo Lebert Cozac

Entrevistado por Teresa Ruiz

São Paulo, 20/12/2013

Realização Museu da Pessoa

PCSH_HV_446_João Ricardo Lebert Cozac

Transcrito por Mariana Wolff

P/1 – Então primeiro, João, eu queria que você dissesse o seu nome completo, data e local de nascimento.

R – João Ricardo Lebert Cozac. Nascido em São Paulo, no dia 6 de dezembro de 1969.

P/1 – E agora o nome completo, data e local de nascimento se você se lembrar dos seus pais, pai e mãe.

R – Meu pai chama Rafi Cozac, ele nasceu em 27 de maio de 1930 em Catalão, no interior de Goiás e a minha mãe, Ana Luiza Lebert, nascida 30 de agosto de 1946, em São Paulo.

P/1 – O que é que os seus pais faziam?

R – Meus pais, eles ainda estão vivos, meu pai é dentista, formado em Odontologia, em Direito, trabalhou muito tempo no ramo de artes, ele trabalhou como ator, muitos anos com a Cacilda Becker, o Walmor Chagas no teatro mais aí na década de 50, 60, mas se dedicou mais a Odontologia, ao Direito muito pouco. E a minha mãe sempre jornalista, escritora, trabalhou em diversas redações de revistas e jornais ao longo da vida.

P/1 – Você tem irmãos?

R – Tenho um irmão mais velho, Luís Felipe Lebert Cozac, hoje com 48 anos, ele é formado em Administração de Empresas e Economia.

P/1 – E na sua família, assim, pensando mais na sua infância e adolescência, vocês gostavam de futebol? A sua família era uma família que gostava de futebol?

R – Não, minha família não gostava de futebol, meus pais falam que eu nasci de uma forma inexplicavelmente apaixonado por futebol, mas nem meu pai, nem a minha mãe, nem da família de ambos também não tem nenhum caso que você fale: “Ah, tem um primo distante, alguma coisa assim”, não. O meu irmão apenas gostava de futebol, mas nunca teve a paixão pelo esporte e eu nasci extremamente focado no futebol e acredito que...

Continuar leitura

Título: Psicologia esportiva

Data: 20 de dezembro de 2013

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios