Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 26 de abril de 2020

Platibandas

Esta história contém:

Platibandas

Platibandas

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Quando tive contato com o livro de Anna Mariani, Pinturas e Platibandas (Mundo Cultural, 1987), fiquei impactado. Disse pra mim mesmo: um dia pintarei essas molduras coloridas.

A singeleza do trabalho fotográfico das platibandas capturaras pela autora no Nordeste tinha tudo a ver comigo, pois, desde criança, tenho intimidade com elas. São lindas as de Triunfo, em Pernambuco, as de Princesa e de Areia, na Paraíba, as de Marechal Deodoro, em Alagoas... Em Pesqueira, minha cidade natal, há diversas delas. Na casa onde literalmente nasci, formava um conjunto de quatro exemplares iguais, num estilo meio art-déco. Atualmente, restou apenas um exemplar, onde mora até hoje uma amiga querida. Ela teima em não modificar a fachada. O que é um alívio, considerando que Pesqueira vem desfigurando e, muitas vezes, demolindo, a riqueza arquitetônica das platibandas e do casario antigo da cidade.

As 11 aquarelas-pinturas na série na série Platibandas foram espelhadas, despretensiosamente, nas fotografias de Anna Mariani e na memória das minhas andanças pelo Nordeste. Os pinheiros (de Roma), que aparecem na maioria delas, são a minha reverência diante da dor dos outros, como um dia se referiu Susan Sontag.

As pinturas fazem parte do meu treinamento para uma vida mais simples, pós-pandemia.

Palavras-chave: pinturas, nordeste, platibandas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O casamento de Niède
Vídeo Texto

Niède Guidon

O casamento de Niède
Sábio das tocas
Vídeo Texto

Nivaldo Coelho de Oliveira

Sábio das tocas
Para restaurar pessoas
Texto

Rogério Tavares de Oliveira

Para restaurar pessoas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.