Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sonhador 11
Por: Inventário de Sonhos, 18 de março de 2020

PERDENDO O AR QUE SE RESPIRA

Esta história contém:

PERDENDO O AR QUE SE RESPIRA

Bom, eu lembro que o sonho foi bastante angustiante, porque a sensação foi de perder o ar que se respira. eu lembro estar em algum lugar, escuro, coberto por neblina. Não recordo se havia mais pessoas na cena, mas acredito que sim. Em dado momento, eu lembro de me sentir sem ar e ir sufocando aos poucos. Era muito difícil respirar. Lembro que, em algum momento, durante o sonho, eu chorei, sendo que isso aconteceu somaticamente, pois minha avó me disse que durante a noite, que antecedeu o sonho, eu chorava e conversava sozinho, ""pedindo ajuda"" e ""para que todos se escondessem"".

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Bom, eu estudo psicanálise, pois sou estudante do último ano de Psicologia. Já transitado por boa parte da obra freudiana, acredito ter vários elementos aí envolvidos. O primeiro diz respeito a atual conjuntura pandêmica que vivemos (não foi atoa que a minha dificuldade no sonho era de respirar, sendo que o vírus COVID-19 se transmite pelo ar e contato com pessoas infectadas). Outro ponto que associei as tantas formações obscuras é devido ao fato de eu assistir muito filme. Eram cenas muito aproximadas daquela de Bird Box (2018) e da série O Nevoeiro, ambos disponíveis na Plataforma da Netflix. Acho que tudo isso juntou, pois a sensação que temos, atualmente, é de estar lutando contra um inimigo invisível, o que se aproxima dos fenômenos estranhos presentes em ambas obras cinematográficas, em que um grupo de sobreviventes precisa se exilar na própria cidade, se escondendo e tentando sobreviver ao caos instalado. Eu moro com meus avós paternos, então, a preocupação aumenta, por medo de eles acabarem se contaminando e/ou eu, em determinada ida ao supermercado ou fruteira, acabar me contaminando e colocando eles em risco (mesmo com todas os rituais que faço quando chego: passar álcool em gel nas mãos, botar a roupa para lavar e secar, ir para o banho, passar álcool em gel novamente nas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: PERDENDO O AR QUE SE RESPIRA

Data: 18 de março de 2020

Personagem: Sonhador 11
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios