Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de abril de 2005

Panelas, missas e quilombos

Esta história contém:

Panelas, missas e quilombos
Fechar

Retrato de Tavinho Bretas

Dados da imagem Retrato de Tavinho no dia da gravação de sua entrevista.

Período:
Ano 2005

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Otávio Luiz Ribeiro Bretas

História:
Panelas, missas e quilombos

Crédito:
Museu da Pessoa

Tipo:
Fotografia

Retrato de Tavinho no dia da gravação de sua entrevista.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Museu Clube da Esquina

Depoimento de Otávio Luiz Ribeiro Bretas

Entrevistado por Stella Tredice

Belo Horizonte, 19/04/2005

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº MCE_CB035

Transcrito por Léo Dias

Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho

P – Eu gostaria que você começasse falando seu nome, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Otávio Bretas, mas o pessoal me conhece como Tavinho Bretas e, às vezes, Tavinho das Panelas também. Eu nasci em Belo Horizonte no ano de 1955.

P – E o nome dos seus pais?

R – Meu pai é Nelson Tribiocochi Bretas e minha mãe é Maria da Conceição Ribeiro Bretas.

P – Por que Tavinho das Panelas?

R – Isso é uma história longa e inclusive foi composta uma música disso. O Fernando resolveu homenagear um grande amigo dele, que é o Veveco, [o] Álvaro Hardy; o Milton fez uma melodia e resolveu fazer uma letra baseando-se nas pessoas que eram meio multimídia. O Veveco sempre gostou de várias coisas de cultura além da arquitetura e a história começou com o biscateiro e pelo fato de eu também ser curioso em várias áreas, tanto em design com em música. Foi feita essa música.

O Tavinho das Panelas virou pelo seguinte, às vezes eu ligava para a casa do Fernando Brant quando o Milton vinha visitá-lo aqui em Belo Horizonte e o pessoal no telefone me perguntava: “Quem quer falar com ele?” Eu falava: “É o Tavinho” e diziam: “O Moura ou o das panelas?” Eu trabalhei com pedra-sabão durante muitos anos e uma das minhas marcas era dar de presente para pessoal, os amigos, panelas de pedra-sabão. O Fernando foi agraciado com algumas dessas panelas, então ficou Tavinho das Panelas.

A música “Vevecos, Panelas e Canelas” foi mais ou menos uma homenagem em cima de três amigos. O Canela é o Chico Canelas, que mora em Três Pontas, nunca está presente. Agora infelizmente o Veveco, que foi o principal homenageado nessa história também, Deus resolveu convidá-lo para fazer uma obra...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Enfim, a terra prometida
Vídeo Texto

Raimundo Ivaldo Silva

Enfim, a terra prometida
Uma roda para Nossa Senhora do Rosário
Texto

Joana Rodrigues de Aguilar

Uma roda para Nossa Senhora do Rosário
Fé e política
Vídeo Texto

Paulo Sérgio Bezerra

Fé e política
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.