Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nascido em Conchas (SP), filho de João Rodrigues de Camargo (in memoriam), funcionário público municipal da Prefeitura Municipal de Conchas e de Emília Antonelli de Camargo, funcionária pública estadual da Nossa Caixa, aposentada.

A origem do meu pai é de escravos e negros. Meu avô era negro e minha avó era escrava negra. A origem da minha mãe é de italianos, imigrantes que para cá vieram trabalhar no início dos anos 1900.

A casa da minha infância foi simples e sem nenhum luxo. Tínhamos uma vida pacata e humilde. No início somente meu pai é que trabalhava e quando eu tinha 10 anos minha mãe começou a trabalhar na Caixa Econômica Estadual do Estado de São Paulo, em Conchas. Meu tio Benedito, que na época era Assessor do Governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, é que arrumou este emprego para minha mãe poder ajudar nas despesas do lar, já que o salário do meu pai era insuficiente, como funcionário público municipal em Conchas.

Tenho apenas uma irmã de nome Luzia Rodrigues de Camargo, que sempre gostou da área de artes plásticas e hoje em dia ainda estuda pintura e artes plásticas. A mana formou-se Professora Primária e depois estudou e passou a ser Professora Secundária, em Desenho e Educação Artística. Depois de 25 anos no magistério conseguiu aposentar-se e hoje vive com minha mãe, cuidando dela, em Conchas. Minha mãe é de 1915 e já esta idosa e carece de cuidados por ser diabética, sofrer de osteoporose e ter sido operada da perna direita, na qual foi colocada um pino metálico, na ligação entre a perna e a bacia. Anda hoje com muita dificuldade.

Meu pai era de 1910 e faleceu de CA na garganta e pulmão, por ter sido um fumante inveterado. Depois de ter sido operado do órgão da fala há uns 12 anos atrás, se restabeleceu e conseguiu viver até que a doença voltasse e o levasse em fevereiro de 1998. Não cheguei a conhecer meus avós maternos, nem meu avô paterno. A única que conheci quando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Missão: otimismo
Vídeo Texto

Camila Ferreira Batista

Missão: otimismo
Um verdadeiro palco de glórias
Vídeo Texto
''Você não aceita derrota, só quer vitória.''
Vídeo Texto
A briga é temporária, a luta é eterna
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.