Infância no interior de Pernambuco. Pais eram agricultores. Descrição das feiras de sua região. Trabalho na fabricação e venda de carrinhos de madeira. A escola e a participação na banda de música da cidade. Costumes da época e apresentações da banda em bailes carnavalescos. Migração para o Rio de Janeiro e dificuldades de adaptação. Volta para a cidade de origem e trabalho como funcionário público e músico da banda. Migração para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para São Paulo. Trabalho como auxiliar de escritório. Casamento e filhos. Trabalho como vendedor autônomo. Segundo casamento. Trabalho em armazém de secos e molhados e, mais tarde, em alfaiataria. Aspectos do comércio da Rua Barão de Itapetininga. Relação patrão/empregado. Perfil do consumidor.

imagens (5)

Tô pra jogo

data (ou período): Ano 1958 Imagem de:Walter Raimundo da Costa

Jogada decisiva

data (ou período): Ano 1960 Imagem de:Walter Raimundo da Costa

Tem que render

data (ou período): Ano 1973 Imagem de:Walter Raimundo da Costa

Jovem paquerador

data (ou período): Ano 1957 Imagem de:Walter Raimundo da Costa

Concentração

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:Walter Raimundo da Costa

Tô pra jogo

Walter Raimundo da Costa em retrato tirado antes de ir ao Maracanã para assistir a um jogo do Flamengo.

período: Ano 1958

Jogada decisiva

Walter Raimundo da Costa, que jogava pelo time de Panelas, após ter feito o gol da vitória contra o time da cidade de Cupira. A fotografia foi tirada pelo amigo Deminha.

período: Ano 1960

Tem que render

Walter fotografado no caixa da Lanchonete Bomichi, que ficava na Avenida São João. Nesse período trabalhou tanto na lanchonete quanto em uma loja de tecidos do mesmo proprietário, Walter Oliveira Rocha.

período: Ano 1973

Jovem paquerador

Walter Raimundo da Costa andando em um calçadão, chamado de footing pelos habitantes de Panelas. Nesse passeio, moças e rapazes da cidade encontravam-se para conversar.

período: Ano 1957

Concentração

Walter Raimundo da Costa se prepara para disputar uma partida pelo time da cidade de Panelas.

período: Ano 1959
Palavras-chave:

Depoimento de Walter Raimundo da Costa Entrevistado por Valéria Barbosa e Ana Paula Soares Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo, 04 de novembro de 1994 Transcrita por Lúcia Marina G. A. Oliveira P - Bom, senhor Walter, eu queria começar com o senhor falando o seu nome comple...Continuar leitura

Título: Os tecidos do Barão

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo