Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de outubro de 2014

Os gregos gostam de festa

Esta história contém:

Os gregos gostam de festa

Vídeo

Meu nome é Melpomene Perides Lawand. Nasci em São Paulo, no dia 9 de agosto de 1928. Nasci na Rua São Caetano em São Paulo e vivi lá até muitos anos. Meu pai gostava desse nome porque era de uma musa da Grécia. Ele dizia a deusa da beleza, meu pai tinha muito orgulho. Porque as minhas outras irmãs são o nome da minha avó, mas eu sou a terceira filha, já deu pra escolher um nome diferente. Meu pai Nicolau Miguel Perides e minha mãe Maria Perides. Em 1923 vieram pro Brasil, lá pelo mês de julho, uma coisa assim. Porque lá estava aquela guerra entre otomanos, os ortodoxos, aquela briga de turcos e gregos, então a cidade onde eles moravam pertence à Turquia, naquele corre-corre eles quiseram fugir logo e o trem, sei lá como foi, foi pra Síria. Naquele tempo os barões estavam fugindo de São Paulo, aquela época, revoluções que tinha em São Paulo, então eles alugaram essa casa grande porque eram oito pessoas que vinham, na Rua Brigadeiro Tobias, perto da estação da Luz. A primeira irmã, a mais velha é Atina, nome da minha avó; a segunda é Vitória. Eu, Melpomene, meu irmão também levou o nome dos avós, Miguel Nicolau Perides. Meu pai tinha loja de tecidos na cidade. Meus avós paternos, ele e os três filhos eram barbeiros, irmãos do meu pai. Antigamente barbeiro era como dentista, ele arrancava os dentes, ele fazia curativo, essas coisas, era tipo farmacêutico, uma coisa assim. E meu pai já não, meu pai vendia tecidos, uma loja de tecidos. Em casa era assim, a gente tinha que fazer o serviço de casa, naturalmente.

Nós estudamos, as minhas irmãs estudaram, mas meu pai queria que elas parassem de estudar pra começar a costurar, já de pequena, não tinha 15 anos a minha irmã já foi: “Ah, não quero costurar”. No fim elas foram aprender costurar, elas duas e as minhas duas primas. Aprenderam a costurar e a minha irmã era a melhor costureira, foi maravilha, foi uma escola muito boa que eles foram. O...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Carnaval Alvinegro
Vídeo Texto

Pedro Bandeira Junior

Carnaval Alvinegro
Uma referência gorda dentro do carnaval
Texto

Aldria Angélica Adiola Oliveira

Uma referência gorda dentro do carnaval
Sou Liberto
Vídeo Texto

Liberto Solano Trindade

Sou Liberto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.