Sophia nasceu em São Paulo em 28 de março de 1963, desde pequena enfrentou o desafio de viver em uma família distante dos padrões tradicionais. Filha de pais separados, com irmãos de ambos os lados, sempre foi um enorme desafio para Sophia viver em uma família fragmentada, onde relata ter vivido uma infância difícil. A escola foi um ambiente de muita luta, mas também de conquista e superação, ao lado das amigas, por seu esforço, se colocou entre os melhores alunos da classe. Aos 13 anos começou o ballet e aos 20 já era bailarina profissional, passando posteriormente pelo teatro e circo. Adepta ao uso da bicicleta como meio de transporte, até hoje Sophia trabalha com o corpo em movimento. Sempre muito curiosa, tinha um enorme desejo de conhecer o sistema prisional, até participar do projeto Teatro no Presídio e passar a dar aula no presídio Carandiru. Envolvendo-se assim em um universo ao qual passaria muito anos dedicando sua vida e seu trabalho. Mesmo como mãe de Julia e de Jacques, continuou envolvida em seus projetos dentro do Carandiru. Entre idas e vindas, além do teatro, trouxe amigos e outros profissionais para realizarem atividades como voluntários, tocou ações para reformar escola, organizar desfile de moda, chegando a descobrir talentos aprisionados. Em 2001, com a sua mãe Maureen Bisilliat, o jornalista André Caramante, a arquiteta Ruth Klotzl e os fotógrafos João Wainer e Pedro Lobo, desenvolveram o livro Aqui Dentro. Páginas de uma memória: Carandiru, entrevistando moradores e documentando o seu cotidiano nos últimos anos do presídio. Trabalho fundamental para o Espaço Memória Carandiru. Não mais envolvida com o sistema penitenciário, atualmente Sophia é professora e desenvolve projetos em comunidades, levando a atividade física para as lajes da zona sul.

Eu me chamo Sophia Bisilliat, nasci em São Paulo, 28 de março de 63. Minha mãe trabalhava muito, ela viajava muito e o meu pai era um cara um pouco armagurado. Era uma família muito complicada porque tinha filho dele, filha dela, tudo meio solto por aí e eu era a filha dos dois. Então, tinha c...Continuar leitura

imagens (15)

Olhos do pai

Meio amiga, meio irmã

data (ou período): Ano 1970 Imagem de:

Junto a Guilherme

Memórias do ballet

A bela nos braços da fera

Kiko, Sophia e Julia

Colo familiar

Trilhando caminhos

Ação

Documentando

No muro

No front

Sorriso da família

Madrinha

No espaço, revivendo memórias

data (ou período): 19/03/2018 Imagem de:

Olhos do pai

Pai de Sophia. Seu filho caçula recebe o nome do avô.

Meio amiga, meio irmã

Sophia Bisilliat e sua grande amiga e vizinha Veronique Pingeot, passaram muitos momentos juntas na infância.

período: Ano 1970

Junto a Guilherme

Guilherme Mossa ao fundo. Primeiro marido de Sophia Bisilliat.

Memórias do ballet

Sophia Bisilliat no Ballet Stagium. Aos 20 anos foi bailarina profissional, posteriormente foi modelo e também atriz atuando no teatro e em novelas.

A bela nos braços da fera

Sophia em cena, na peça "A Bela e a Fera". O Teatro foi uma grande paixão e sempre se sentiu muito a vontade com os palcos. Por meio deste, iniciou seu trabalho no Carandiru levando as práticas aos moradores.

Kiko, Sophia e Julia

Sophia segura Julia, sua primeira filha, na foto posam ao lado de Kiko, pai de Julia.

Colo familiar

Sophia segura filhos no colo, a pequena Julia e o Jacques caçula.

Trilhando caminhos

Sophia Bisilliat há 6 anos seu único transporte é a bike.

Ação

Sophia Bisilliat na produtora O2, aguardando para fazer teste. Atuou como atriz de telenovelas, mas diz que prefere o teatro.

Documentando

Sophia Bisilliat filmando o documentário 100% Favela. As comunidades e trabalhos desenvolvidos junto com as classes pobres sempre estiveram presentes em seus trabalhos.

No muro

Sophia Bisilliat e sua meio irmã Anne Paule, filha de Jacques Bisilliat.

No front

Sophia Bisilliat no front do Guacuri, projeto pela paz em comunidade.

Sorriso da família

Sophia junto aos filhos, já adultos, Jacques e Júlia.

Madrinha

Sophia Bisilliat ao lado da madrinha Terezinha. Maureen Bisilliat, mãe de Sophia, junto a família de Terezinha.

No espaço, revivendo memórias

Abertura da exposição 'Sobre vivências os últimos anos do Carandiru' no Espaço Memória Carandiru. Junto a João Wainer, André Caramante e Maureen. Relembrando tempos de muita dedicação, laços e trabalho

período: 19/03/2018
crédito: Ana Caroline Avelar