Sou o filho caçula de uma família de oito filhos, todos, desde cedo, acostumados ao trabalho. Nasci no Bom Retiro, em São Paulo, e fiz o curso primário no Grupo Escolar Canuto do Val, da Prefeitura, e o ginásio e colégio no Liceu Marechal Deodoro. Prestei vestibular para Direito e cursei a Faculdade Paulista de Direito da PUC entre 1970 a 1974, sendo premiado como melhor aluno do curso de graduação. Logo em seguida, tornei-me professor do curso de Direito, na área de Direito Processual Civil, tendo obtido, no curso de pós-graduação, o título de Mestre. Escrevi os livros "Reconhecimento Jurídico do Pedido", "Da reconvenção no Direito Processual Civil Brasileiro", "Reforma Processual Civil (artigo por artigo)" e "Em defesa do advogado". Além desses livros, escrevi outros em conjunto e vários artigos sobre processo civil, Justiça e cidadania, publicados em livros e revistas especializadas.
Sou casado com Maria Teresa Hellmeister Fornaciari, professora-mestre em Língua Portuguesa, tendo dois filhos que, para felicidade minha, ingressaram na faculdade de Direito – um na PUC e a outra na USP – e pretendem seguir a advocacia.
Sinto-me recompensado pelo que fiz na vida, tendo orgulho de ter presidido a Associação dos Advogados de São Paulo (93/94) – sem dúvida, a mais importante entidade que congrega advogados em nosso país, tendo maior importância mesmo que a OAB, posto que, de filiação não-obrigatória, congrega mais de 40 mil advogados que a ela espontaneamente se filiaram. Fui também do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.
Sinto-me realizado pessoal e profissionalmente, mas disposto a lutar para dias melhores para o nosso país, principalmente em termos de Justiça, almejando que um dia nosso povo possa efetivamente sentir-se feliz. Confio no trabalho e na perseverança, mas acho fundamentais a coragem e a lealdade, com o que consegui importantes vitórias que não criaram inimigos.