Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou o filho caçula de uma família de oito filhos, todos, desde cedo, acostumados ao trabalho. Nasci no Bom Retiro, em São Paulo, e fiz o curso primário no Grupo Escolar Canuto do Val, da Prefeitura, e o ginásio e colégio no Liceu Marechal Deodoro. Prestei vestibular para Direito e cursei a Faculdade Paulista de Direito da PUC entre 1970 a 1974, sendo premiado como melhor aluno do curso de graduação. Logo em seguida, tornei-me professor do curso de Direito, na área de Direito Processual Civil, tendo obtido, no curso de pós-graduação, o título de Mestre. Escrevi os livros "Reconhecimento Jurídico do Pedido", "Da reconvenção no Direito Processual Civil Brasileiro", "Reforma Processual Civil (artigo por artigo)" e "Em defesa do advogado". Além desses livros, escrevi outros em conjunto e vários artigos sobre processo civil, Justiça e cidadania, publicados em livros e revistas especializadas.

Sou casado com Maria Teresa Hellmeister Fornaciari, professora-mestre em Língua Portuguesa, tendo dois filhos que, para felicidade minha, ingressaram na faculdade de Direito – um na PUC e a outra na USP – e pretendem seguir a advocacia.

Sinto-me recompensado pelo que fiz na vida, tendo orgulho de ter presidido a Associação dos Advogados de São Paulo (93/94) – sem dúvida, a mais importante entidade que congrega advogados em nosso país, tendo maior importância mesmo que a OAB, posto que, de filiação não-obrigatória, congrega mais de 40 mil advogados que a ela espontaneamente se filiaram. Fui também do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.

Sinto-me realizado pessoal e profissionalmente, mas disposto a lutar para dias melhores para o nosso país, principalmente em termos de Justiça, almejando que um dia nosso povo possa efetivamente sentir-se feliz. Confio no trabalho e na perseverança, mas acho fundamentais a coragem e a lealdade, com o que consegui importantes vitórias que não criaram inimigos.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Conviver com as diferenças
Vídeo Texto

Ericson Crivelli

Conviver com as diferenças
Trabalhando com as leis
Texto

Roberto Akiau

Trabalhando com as leis
Dignidade para quem precisa
Vídeo Texto

Barry Michael Wolfe

Dignidade para quem precisa
Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.