Maria Elisabete Torres de Oliveira nasceu na cidade de Piratininga, interior de São Paulo, no dia 12 de julho de 1956. Primogênita de cinco irmãos. Casou-se aos 18 anos com Paulo com quem teve 2 filhos, a primeira aos 18 e o segundo nove anos depois. Por conta do comportamento opressor do pai, começou a trabalhar desde cedo e assegurar o lugar de sua independência financeira. Começou a trabalhar com 12 anos como babá, foi soldadora de radiador na Ibrape e vendedora na Jumbo Eletro. Em 1984 ingressou na Companhia do Metropolitano de São Paulo como funcionária de estação. Um ano e meio mais tarde, aplicou para a primeira seleção ao cargo de operadora de trem da empresa, função que exerce até 2018. Elisabete relata sobre as atribuições da função de operadora de trem, como a família, os colegas de trabalho e a população convivem sua rotina em uma atividade técnica e como vê o crescimento da cidade e desenvolvimento da empresa da perspectiva da função dianteira do serviço prestado pela empresa.

Maria Elisabete Torres de Oliveira nasceu na cidade de Piratininga, interior de São Paulo, no dia 12 de julho de 1956, primogênita de cinco irmãos. Aos 8 anos mudou-se com sua família, para a capital e até firmarem residência em Guarulhos, moraram nos bairros Tucuruvi e Vila Gustavo. Mesmo com...Continuar leitura

Depoimento de Maria Elizabeth Torres de Oliveira Entrevistada por Ana Maria Alves Coelho, Juliana Venâncio São Paulo, 15 de junho de 2018 Entrevista número MET_HV010 Realização: Museu da Pessoa P/1 - Fala para a gente o seu nome, a data e o local do seu nascimento. R - Meu nome é Maria Eliza...Continuar leitura

Título: Operação feminina

Local de produção: Brasil / São Paulo