Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Olavo Jorge da Silveira
Por: Olavo Jorge da Silveira,

Olavo Jorge - A luta democrática.

Esta história contém:

Nasci em 1922 fui operário siderurgico.Atuei no movimento sindical e sempre achei a greve legítima.Em 1968, ano do ato institucional n : 5 (AI-5) , percebi que as coisas começavam a tomar um novo rumo,os protestantes estavam a merce do governo,com seu direito de voz sendo silênciado , os direitos humanos foram se tornando cada vez mais escassos no país.Mesmo tendo isto em mente,não desisti e fui a luta, cheguei até a ser líder de um movimento trabalhista. Em certo momento durante um protesto, eu meus compatriotas chegamos a ser encurralados por uma escolta civil, fomos todos pegos e amarrados em postes e surrados em plena praça pública diante de uma pequena multidão para que servisemos de exemplo, mais o que isso ocasionou não foi nada menos do que uma revolta em massa da população.

No final de tudo isso , conseguimos obter alguns de nossos direitos, mas nós sabiamos que o fim ainda estava bem longe de acabar, a luta ainda continuava.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um sonho individualista que virou coletivo
Vídeo Texto
O taxista faixa preta
Vídeo Texto

Manoel Bezerra de Vasconcelos

O taxista faixa preta
Uma vida de militância
Texto

José Maria de Almeida

Uma vida de militância
Ando com Nhanderú do céu
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.