Com sobrenome de poeta, Domingos Drummond nasceu na casa de sua avó materna, uma fazenda em Ferros, Minas Gerais, em 1936. De sua infância, lembra com cuidado dos rostos vermelhos de pó de minério de ferro dos operários em Itabira, cidade na qual cursou o ginásio até as traquinagens de criança o levarem para um colégio interno religioso em Conceição do Mato Dentro. Durante a adolescência, passa por Belo Horizonte e decide, por influência do primo, cursar Geologia em Ouro Preto. Formado, com um espírito aventureiro, viajou do Nordeste ao Norte do Brasil em busca de petróleo trabalhando na Petrobrás até decidir casar e se firmar em Itabira. Entrou para a Vale no dia 6 de junho de 1966 e seguiu lá até 1991, vivenciando a história da mineração brasileira como pesquisador. Passou por Carajás, acompanhou com pesar a extração em Serra Pelada e apostou alto na mineração subterrânea do ouro na Fazenda Brasileira e Igarapé Bahia. Em seu depoimento, Domingos relembra fatos que marcaram sua vida, como o convívio com os companheiros de trabalho, a relação complicada da cidade de Itabira com a Vale e os principais pontos de sua carreira como geólogo na companhia.

Título: Oitenta por cento de ferro nas almas

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Domingos Drummond Torres