Clóvis da Silva Bokijian nasceu em Santos no ano de 1934. Ainda jovem, revezou o seu tempo trabalhando no comércio de seu pai - um imigrante que veio para o Brasil após o genocídio armênio - e os seus estudos, formando-se no curso Normal. Tornou-se diretor do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da USP, uma escola de caráter experimental e de vanguarda, mas foi exonerado do cargo durante o Regime Militar ao ser considerado subversivo. Conseguiu um emprego tradicional na área de Recursos Humanos e, a partir daí, procurou iniciar um trabalho contrário à autocracia empresarial. Encontrou o espaço ideal na empresa de um jovem herdeiro onde pôde aplicar um modelo de gestão participativo que contribuiu para que os operários conseguissem benefícios como uma pequena porcentagem do lucro da empresa e a flexibilização do horário de trabalho.

P1 – Bom dia, senhor Clóvis. Eu gostaria que o senhor me desse o seu nome completo, o local e data de nascimento.R – Clóvis da Silva Bojikian, 14 de novembro de 1934, em Santos.P1 – Nome de seu pai e da sua mãe?R – Isaac Bojikian e Eglantina da Silva Bojikian.P1 – O ...Continuar leitura

Projeto GERH Depoimento de Clóvis da Silva Bojikian Entrevistado por Márcia Ruiz e Stella Tredice Itu, 30/09/2005 Realização: Museu da Pessoa GERH_HV003_Clóvis da Silva Bokijian Transcrito por Thais Biazioli de Oliveira Revisado por Jader Chahine P1 – Bom dia, senhor Clóvis. Eu gostaria que...Continuar leitura

Título: O trabalho não deveria ser um peso

Data: 30/09/2005