Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é José Wladimir Klein, (Mik para os íntimos, apelido que ganhei quando garoto não sabendo pronunciar o meu nome quando o fazia só saía a última sílaba de Wladimir e a primeira letra de Klein); nasci no dia 06 de Novembro de 1928 no, então, município de Santo Amaro, que em 1935 seria anexado ao município da capital mantendo a mesma denominação, hoje bairro de Santo Amaro, na zona sul. Quando nasci aquele bairro era o final da civilização, ponto terminal da linha de bondes que trafegavam em leito próprio, como se fosse uma via férrea.

Meu pai, Jacob Klein era filho de uma índia, Vicência Alves, natural do lugarejo de nome Cipó, muito além do bairro de Santo Amaro, sendo seu pai, Pedro Klein, imigrante de origem alemã. Minha mãe, Maria de Lourdes Moura, era filha "natural" de Honorata de Moura, tendo sido reconhecida, posteriormente pelo pai que era um comerciante santista, cujo nome não me recordo. Minha avó, Honorata, era filha de Justina, uma ex-escrava alforriada antes da lei libertadora por benesse de seu senhor Tenente Coronel Adolpho Pinheiro cuja memória é reverenciada pela principal avenida que corta o bairro. Meu pai foi militar pelo período de quatro anos tendo dado baixa da "Força Pública" porque a profissão o mantinha muito afastado da família; com a dificuldade de emprego, passou a fazer jogo do bicho para um neto do Adolpho Pinheiro, (Waldomiro), e posteriormente trabalhou em vários ofícios.

Tanto minha mãe como minha avó materna, e talvez até a sua própria mãe, Justina, nasceram no casarão da Av. Adoplpho Pinheiro, nº01 que pertencera ao patrono da avenida e foi ocupado por uma de suas filhas, Maria José Pinheiro (Mariquinha) , até a sua demolição para alargamento da avenida. Meu irmão, Waldemar Conceição Klein e eu também nascemos naquele solar onde meus pais passaram a residir depois do casamento, que aconteceu por volta de 1926.

Ao tempo em que meu irmão e eu éramos criança, Santo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Olhar para o outro
Vídeo Texto

José Eduardo Marino

Olhar para o outro
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Davi de Souza

"O riso é anestésico"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.