Facebook Info Ir direto ao conteúdo

O perfeito "Bauru" é do Zé do Skinão!

Esta história contém:

O perfeito "Bauru" é do Zé do Skinão!

Vídeo

Meu nome é Júlio César Sanches Francisco, eu nasci dia 06 de março de 1955, em Bauru. Meus pais são José Francisco Júnior e Mariana Sanches Francisco. A minha avó por parte de meu pai, Zulmira Bechir, deu à luz o meu pai quando o navio vindo do Líbano atracou no Rio Grande do Norte. Então, meu pai é norte-rio-grandense, mas gerado no Líbano. E os outros são espanhóis, o vô Mariano e a vó Carmem. Mas na comida, eu lembro que em casa era árabe. Meu Deus do céu! Coalhada, charuto, quibe cru, quibe assado, homus. Tinha o que você imaginar.

Depois do navio, eles vieram para a Água do Paiol, um tipo de bairro rural aqui de Bauru. Tempos depois, a família veio pra cidade, quando meu pai conseguiu emprego na Noroeste, num carro-restaurante - o restaurante do trem da Noroeste era conhecido por ser um baita de um restaurante bom -, e ficou lá até entrar na Lalai, uma confeitaria muito chique na época, aqui em Bauru. E eu já nasci em Bauru, no Parque Vista Alegre. Eu chamo de Estância Balneária do Parque Vista Alegre, porque a água é muito boa. Na época, só tinha as casas onde morávamos, e o resto era tudo mato. E como era morro, se chovia, o ônibus não subia. Era tudo terra, não tinha asfalto. Tinha muita erosão, e a gente brincava nos buracos. Só havia dois acessos pra Bauru: um era a ponte ali da cadeia, e a outra era a Ponte do Silvino - só dois lugares pra você chegar ao Vista Alegre.

Aí meu pai trabalhava no vagão-restaurante do trem da Noroeste e depois foi pra Lalai, que era chiquérrimo, com prataria fina, pertinho do footing da praça Rui Barbosa. E aí, depois, ele foi pro BTC, o Bauru Tênis Clube, naquele restaurante muito concorrido. Tinha aberto uma concessão do restaurante, ele participou da concessão e ganhou. E lá permaneceu por 25 anos, como gerente do restaurante – ele e a Lalai Pompeo. Depois, muda a política, muda o presidente de clube, então ele acabou saindo. Saiu e foi...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios