Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Cilso José de Moraes
Por: Museu da Pessoa,

Sincomerciários de Bauru: sempre pela categoria

Esta história contém:

Sincomerciários de Bauru: sempre pela categoria

Vídeo

Meu nome: Cilso José de Moraes. Nasci em 1956, em Garça, estado de São Paulo. O nome do meu pai: Sebastião Cuba de Moraes; e o nome da minha mãe: Anésia Lopes de Moraes. O meu bisavô era da França e veio para a Bahia, para tirar pedra preciosa, para fazer anéis. Mas daí estourou uma guerra, e ele não pôde voltar mais. Acabou casando com uma baiana, e daí vem a nossa origem. Agora, a parte da minha mãe, o meu vô, José Cuba, veio de Cuba de navio. E minha avó, que é a vó Maria, veio de Portugal, também de navio. E eles se conheceram, e daí veio essa nossa geração.

Eu nunca consegui comer um outro bacalhau como o que a minha vó Maria fazia. Ela falava bastante português, assim, a língua portuguesa. Eram oito alqueires de terra em Garça, e foi uma infância muito linda, uma época muito gostosa. A gente ia pra rua, não tinha problema de sair, porque não tinha violência. Um alqueire era só de pé de café - tinha quase 3 mil pés de café. Um alqueire era só de plantação de mangas, que nós mandávamos pra Bauru, pra Marília, que é onde eu iniciei a minha parte dentro do comércio, vendendo mangas.

Como o meu pai era militar, o maior sonho dele era eu ser militar. Mas eu nunca quis. Daí eu falei pra ele, e o pau comeu. “Então você não vai ser militar, você vai embora daqui. Você vai pra Bauru. Você vai lá morar com a tua tia”. E foi quando eu vim pra Bauru, e foi uma outra vida, uma outra vivência, porque em Garça era tudo pra mim, era minha vida. Lá, eu andava dentro de Garça, aonde eu ia até os cachorros me conheciam. Dentro de Bauru eu não conhecia nada.

E daí comecei a estudar. Minha avó tinha até feito uma poupança pra mim, e eu acabei comprando uma casa dentro de Bauru e fui morar sozinho nessa casa. Assumi a minha vida desde os 18 para 19 anos. E daí conheci um amigo que trabalhava com o Wallace Sampaio - ele tinha um supermercado na época. É interessante:...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021

Entrevista de Cilso José de Moraes

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e William Carneiro

Bauru, 29 de janeiro de 2021

MCHV_012

Transcrito por Selma Paiva

P1 – Bom, pra começar, eu gostaria que o senhor dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Sim. Meu nome: Cilso José de Moraes. Nasci em 1956. Nasci em Garça, estado de São Paulo.

P1 – Ah, legal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – O nome do meu pai: Sebastião Cuba de Moraes e o nome da minha mãe: Anésia Lopes de Moraes.

P1 – Legal. E os seus avós? O senhor teve contato e lembra do nome deles, lembra deles?

R1 – Lembro, tanto da parte da minha mãe, como da parte do meu pai. Da parte do meu pai era José Cuba de Moraes e Maria Madalena de Moraes. E da parte da minha mãe era Hilário Lopes Coelho, eles eram da Bahia e a minha vó, Josefa da Cruz Coelho, também da Bahia.

P1 – Ah, interessante. E o senhor sabe a origem, né? O senhor acabou de falar que eles eram da Bahia, né? Da outra parte vem de onde, pra chegar em Garça?

R1 – Olha, assim, deixa eu só falar para você a parte da minha mãe: os meus bisavôs eram tudo da França. E eles vieram para Bahia, para daí tirar pedra preciosa, para fazer anéis e daí estourou, escuta, uma guerra e eles não, daí, puderam voltar mais, né? E onde houve o início, que o meu bisavô ficou pra… ele acabou casando com uma baiana e daí vem a nossa origem. Agora, a parte da minha mãe, o meu vô que eu tinha te mencionado, José Cuba, ele, daí, veio de Cuba. Vieram de navio. Como lá era uma outra língua e eles foram cadastrá-lo e daí colocaram José Cuba de Moraes. E essa é história que me passaram, sabe?

P1 – Ah, que legal.

R1 – E a da minha avó, que é a vó Maria, ela daí veio de Portugal, também, de navio. E eles se conheceram e daí veio essa nossa geração.

P1 – Ah, interessante. E como que eles chegaram a ir para...

Continuar leitura

Título: Sincomerciários de Bauru: sempre pela categoria

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Cilso José de Moraes

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios