Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O patacho e o pinto

Esta história contém:

O patacho e o pinto

No ano de mil novecentos e quarenta e oito (1948), não sei precisar qual o mês, meus pais deixaram a casa situada à Rua dos Cavalos, na cidade de Itabaiana, para fixar residência na capital, João Pessoa. Lembro-me do pessoal empilhando os móveis no caminhão e com apenas 07 anos de idade, corria de um lado para o outro, ora de alegria, ora de tristeza. Mirava o muro dos Correios que situava na frente da nossa casa e lia a propaganda do PSD escrita e desenhada com letras enormes. Olhava a esquerda e via lá distante a frondosa gameleira onde os feirantes deixavam seus cavalos. Corria para casa da visinha e da janela ouvia o radio transmitindo as músicas de Luiz Gonzaga e nos intervalos a propaganda das “Pílulas de Vida Dr. Ross”. O amiguinho com quem brincava, sem camisa e as calças sustentadas pelo suspensório, com os braços para trás, e o nariz escorrendo, parecia triste com aquele acontecimento. Ouvi quando minha mãe, disse: Vamos embora Foi quando tive a lembrança de despedir-me do rio que passava por trás da nossa residência. Caminhei até o portão que ficava no fundo do quintal, a uma altura de 5 metros do leito, peguei uns pedaços de telha e joguei-os na direção daquelas águas barrentas, para ver quantos círculos (Pão Doce) conseguia fazer, pela última vez. No meu último arremesso, deparei-me com uma galinha acompanhada de vários pintinhos que transitava pela margem indiferente a tudo. O patacho assassino pegou de cheio num dos filhotes lançando-o dentro dágua. A galinha desesperada cacarejava aflita. Deu-me vontade de descer para socorrê-lo, mas fui interrompido pelo chamamento de minha mãe: Vamos embora o chofer já ligou o caminhão. Essa cena até hoje não saiu do meu pensamento.

Fechar

Parque Arruda Camara

Dados da imagem personagem: Aldenir, Marinaldo, Daniele Gabriel<br>historia: Visita ao parque<br>

Período:
Ano 2009

Local:
Brasil / São Paulo / João Pessoa

Imagem de:
José Marinaldo Lula Leite

História:
O patacho e o pinto

Tipo:
Fotografia

personagem: Aldenir, Marinaldo, Daniele Gabriel
historia: Visita ao parque

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Retomada do Povo Tapeba
Vídeo Texto

Antonio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba

Retomada do Povo Tapeba
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.