Antonio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba, nasceu em 18/02/1961, na Aldeia Lagoa dos Tapeba. É sindicalista e uma liderança do seu povo. Em seu relato descreve as dificuldades dos Tapeba, as divisões internas, a sua militância no movimento indígena regional, seu envolvimento com o sindicalismo, como representante da categoria dos vigilantes. Conta causos da luta pelos direitos trabalhistas de uma Cerâmica na região, onde os trabalhadores eram Tapeba e semi-escravizados pelo propritário; a manifestação em Cabrália (Sul da Bahia) em 2000, em comemoração aos 500 anos de descoberta do Brasil; a ida à Alemanha e a descoberta de um projeto apresentado pela Arquidiocese de Fortaleza, em nome dos indígenas Tapeba, sem a autorização deles; a inauguração da refinaria da Petrobras na região e a vinda do Presidente Lula, seu amigo dos tempos do movimento sindical.

Meu nome é Antônio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba. Foi uma luta muito grande pra aprovar a questão do meu nome, que quando eu tinha dez anos, eu nem sabia que meu nome era Antônio Ricardo. Quando eu fui pra escola foi que eu fiquei sabendo que meu nome era Antônio Ricardo e aí, eu n...Continuar leitura

P/1 – Dourado, bom dia! R – Bom dia! P/1 – Dourado, pra começar, eu gostaria que você dissesse seu nome completo. R – Meu nome é Antônio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba. P/1 – Você disse que recentemente conseguiu inserir o nome Dourado. R – É, depois de 18 anos. Foi uma l...Continuar leitura

Título: Retomada do Povo Tapeba

Local de produção: Brasil / Caucaia - Ce