Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de março de 2016

O mundo feito por nós

Esta história contém:

O mundo feito por nós

Vídeo

P/1 – Paulo, você pode falar seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Meu nome completo é Paulo Archias Mendes da Rocha. Eu nasci em Vitória, no porto de Vitória, capital do estado do Espirito Santo, em 25 de outubro de 1928.

P/1 – Seus pais são de Vitória? Seu pai e sua mãe?

R – A família da minha mãe é de Vitória, nas seguintes circunstâncias: são italianos, ela já nascida aqui, mas é uma família de italianos que desceram diretamente do navio que os trouxe da Europa já em Vitória. Eram grupos de imigrantes como nós sabemos dessa época, 1880, por aí, 80 e tantos. Ele já casado e com dois filhos italianos.

P/1 – O seu avô?

R – O meu avô, Serafim Derenzi e ela, Marieta Sgrignoli Derenzi fixaram-se lá. Ele... Podia-se dizer que todo italiano era um construtor; não sei se engenheiro, mas exímio construtor. Dedicou-se a isso, havia muita obra lá, drenagem e aterros, e tinha tropa de carrocinha, como se fosse hoje tratores. Enfim, como se diz dos imigrantes, de um modo geral, deu-se muito bem na vida. Fixou-se lá, teve uma casa muito bonita – onde eu nasci, inclusive –, e a família foi ao ponto de oito filhas, uma delas minha mãe. E dois filhos nascidos aqui, ainda. Portanto, uma família enorme. Eu tive sempre… O meu pai, por outro lado, a família do meu pai…

P/1 – Como é que é o nome dele?

R – Paulo de Menezes Mendes da Rocha. Esses Mendes da Rocha, como se vê, são portugueses que se estabeleceram na Bahia. E esse meu avô, Francisco Mendes da Rocha, menino, ainda, como se diz, foi posto num navio para descer no Rio de Janeiro e ser recebido, sozinho, por um padrinho que o enfiou – que era o que tinha que se fazer, era o programa – no colégio militar, de onde lelé saiu militar, proclamou a República muito jovem, como, com certeza ajudante de obra de um daqueles. Se tornou um homem interessante na vida brasileira, digamos...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
Um judeu em fuga
Texto

Josef Aronsohn

Um judeu em fuga

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.