Neste depoimento, Dona Maria nos conta sobre sua família, infância e os modos de subsistência na época. Dona Maria nos fala sobre como era a pesca no Rio Amazonas, suas brincadeiras de criança, seu período escolar e as "visagens" noturnas, que impediam os moradores de Juruti de sair à noite de suas casas. Vemos também como eram as festas na região e como foi o casamento de Maria Elba. Em seguida, adentramos pelos costumes alimentares da região, sobretudo o tacacá e o tucupi, especialidades de Dona Maria, pelos quais construiu sua casa, seu casamento, sua vida.

Essas panelas aqui eu usava quando tinha folga, fazia tacacá, bolo, pãozinho, pastel, canudinho, empadinha, todas essas coisas. Eu tinha também umas formas de tudo quanto é tamanho. Aí eu vendia o bolo, o tacacá, a empada, o pãozinho, também a berlinda – por aí chamam sonho, aqui a gente ...Continuar leitura

imagens (4)

Maria Elba de Sousa Silva

Mulher em uma cozinha em uma casa. Há utensílios de cozinha ao fundo e ervas frescas em frente a mulher.

Maria Elba de Sousa Silva

Mulher em uma cozinha servindo um tipo de caldo de uma panela para uma tigela. A panela com o caldo está em cima do fogão e há utensílhos de cozinha ao fundo.

Maria Elba de Sousa Silva

Mulher em uma cozinha mostrando a panela com um caldo. A panela com o caldo está em cima do fogão e há utensílios de cozinha ao fundo.

Palavras-chave:

Depoimento de Maria Elba de Sousa Silva Entrevistada por Márcia Trezza Juruti, 18 de abril de 2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista MB_HV_103 Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado por Heci Regina Candiani Tags: família, infância, subsistência, pão, pesca, camarão, rio Amazonas,...Continuar leitura

Título: O melhor tacacá de Juruti Velho

Data: 18/04/2010

Local de produção: Brasil / Pará / Juruti

Personagem: Maria Elba de Sousa Silva Transcritor: Karina Medici Barrella Revisor: Heci Regina Candiani Entrevistador: Marcia de Fatima Elias Trezza Autor: Museu da Pessoa