Maria do Carmo Valério Nicolau nasceu no dia 16 de julho de 1932 em Brodowski, São Paulo. Teve uma infância bem humilde, nos conta que após o falecimento de seu pai e consequente adoecimento da mãe passou por dificuldades, pois vivia de doações para sustentar a si e os irmãos. Natural da cidade natal de Cândido Portinari, Maria do Carmo teve de batalhar até para entrar na escola, pois não possuía certidão de nascimento. Conta pro Museu da Pessoa uma história surpreendente sobre ser professora em lugares carentes, a mudança para São Paulo, a jornada tripla que exercia aqui e o acontecimento que despertou nela a vontade de produzir maquiagens específicas para a mulher negra. Fundando assim a Muene, uma ideia de negócio que faria alçar voo não só Maria do Carmo, mas também outras pessoas negras em suas carreiras.

Projeto Museu Aberto Entrevista de Maria do Carmo Valério Nicolau Entrevistado por Teresa e Cida São Paulo, 03/03/2001 Realização Museu da Pessoa Entrevista MA_EA_HV083 Transcrito por Maria Christina de Almeida Macedo Revisado por Gustavo Kazuo Yamashiro P/2 – Qual o seu nome, por favor? R ...Continuar leitura

Título: O impacto social de Maria e da Muene

Local de produção: São Paulo