Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

O grito de guerra

Esta história contém:

O grito de guerra

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Fernando de Melo Plentz. Nasci em Esteio, Rio Grande do Sul, no dia 21 de Maio de 1980.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Ingresso na Companhia Estou na Companhia há aproximadamente oito anos. Entrei como Operador de Máquinas, no Packaging. Na realidade, existia um colega meu do curso técnico, que já trabalhava como estagiário aqui na Companhia, na época, nesse período era a Brahma que era a empresa que era aqui em Sapucaia, e aí ele me informou que existia a vaga, de operador, eu já tava quase me formando no curso técnico também, achei uma boa oportunidade pra começar uma carreira dentro de uma grande empresa, e foi assim que eu vim pra cá. Hoje eu estou como supervisor de produção.

TRABALHO Momentos marcantes Momento marcante foi no tempo que eu trabalhei como Técnico em Manutenção. Eu era Operador. Trabalhei acho que uns dois anos ou três anos como Técnico, como Operador de Máquinas, que foi a minha primeira função na Companhia e aí depois como técnico operador, como técnico, como mantenedor, que era um técnico de enchedor, um nível operacional um pouco maior, depois fui efetivado a técnico mecânico, que é o GPA de linha, que é o cara que apaga o incêndio da linha, ou seja, a linha parou, ele é tipo o enfermeiro da linha, é o cara que vai dar o primeiro socorro, primeiro combate é o GPA. Então nós tinha um desafio muito grande nessa época era duas coisas, que eu acho assim que foi fundamental, que eu acho que foi muito marcante. Uma delas era a eficiência que a gente tinha numa lavadora que era um caos, era um inferno, digamos assim, a lavadora não tinha eficiência nenhuma, uma máquina que trabalha com 80 graus, é realmente o inferno, que é quente, grande, uma máquina que não enxerga nada lá dentro, só enxerga na entrada da garrafa e na saída, ela faz o processo de lavagem depois enxerga a garrafa limpa na saída da máquina. Então é uma máquina,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1 – Boa noite.

R – Boa noite.

P1 – Você poderia falar seu nome completo, data e local de nascimento?

R – Fernando de Melo Plentz, local de nascimento em (Esteiro?), Rio Grande do Sul, nasci no dia 21 de Maio de 1980.

P1 – E quanto tempo faz que você ta na companhia?

R – Aproximadamente oito anos já.

P1 – E você entrou como?

R – Operador.

P1 – Operador?

R – Operador de máquinas, no (packaging?)

P1 – E você conhecia alguém, você soube que tava precisando, como que foi isso?

R – Na realidade existia um colega meu do curso técnico, né, que já trabalhava como estagiário aqui na companhia, na época, nesse período era a Brahma que era a empresa que era aqui em Sapucaia, e aí ele me informou que existia a vaga, né, de operador, eu já tava quase me formando no curso técnico também, achei uma boa oportunidade pra começar uma carreira dentro de uma grande empresa, né, e foi assim que eu vim pra cá.

P1 – E hoje qual é o cargo que você ocupa?

R – Hoje eu estou como supervisor de produção.

P1 – E o que que faz um supervisor de produção?

R – Supervisor de produção ele coordena, né, uma linha de produção, uma linha de engarrafamento, né, hoje eu trabalho na linha de descartáveis, na linha de peti, né, P2 da nossa unidade de Sapucaia e aí ele coordena as turmas, trabalha em cima de planejamento, de produção, em cima do planejamento dos custos que a linha pode ta gerando, né, esse é o nosso trabalho da... gerenciamento da equipe, no caso, das linhas de engarrafamento.

P1 – E como que é trabalhar à noite? Você sempre trabalhou nesse ________?

R – Eu trabalhei, à noite, eu trabalhei dois anos à noite e aí eu to trabalhando agora há uns seis meses no período da tarde, no horário da tarde e essa semana eu to cobrindo a ausência de um colega nosso que foi a Jundiaí, né, dar uma força numa outra unidade nossa lá, então eu to só repondo esse colega nosso que ta viajando aí, nesse...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Do café ao Polo Petroquímico
Vídeo Texto
Amor cimentado
Texto

Mário Franceschi Fontoura

Amor cimentado
Expertise em  Venda Direta
Texto

Marcelo Pinheiro

Expertise em Venda Direta
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.