Yuichi Ide é descendentes de imigrantes japoneses que vieram para o Brasil para trabalhar com agricultura. Nasceu em 1939 na cidade de Mirandópolis e depois mudou-se com a família para a colônia japonesa de Itaquera, cidade de São Paulo, devido a uma doença do pai. Yuichi traz em sua história particularidades da vida das famílias japonesas de itaquera, as associações de moços e moças, os namoros arranjados, o desenvolvimento de novas espécies de pêssegos, a vida social e a agricultura. Destaca também o desenvolvimento e as mudanças pelas quais a região passou, com a chegada de empreendimentos habitacionais, com a mudança da produção agrícola e a chegada dos diferentes meios de transporte e novas tecnologias.

imagens (3)

A casa de pau a pique da Colônia

Colônia de Itaquera

Foto no colégio

A casa de pau a pique da Colônia

personagem: Yuichi Ide, Satoe (irmã), Mutsuo, Hisae (irmã), Paulo (irmão).
historia: Colônia de Itaquera. Atrás, casa construída com pau-à-pique.

Colônia de Itaquera

personagem: Satoe (irmã), Yuichi, Satoshi (primo), Paulo (bêbe-irmão), Hisae (irmã), Mutsuo (irmão).

Foto no colégio

personagem: Yuichi Ide
historia: No grupo escolar Romão Puiggari, no Brás. Yuichi Ide cursou o 5º ano até setembro, depois fez o curso de admissão para o ginásio. Ele ia de trem "Maria Fumaça" e descia na Estação Roosvelt.

tipo: Fotografia

Projeto Memória nos bairros Depoimento de Yuichi Ide Entrevistado por Stella Franco e Marina D’Andrea São Paulo 27 de setembro de 2000 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Ronaldo Ventura Souza P/1 - Projeto Memória nos bairros, depoimento de Yuichi Ide, entrevistado por Stella e Marin...Continuar leitura

Título: O floricultor da Colônia

Data: 27/09/2000

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Revisor: Carolina Cervera Faria Personagem: Yuichi Ide Entrevistador: Marina D'Andrea Entrevistador: Stella Franco Transcritor: Ronaldo Ventura Souza Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.