Álvaro carrega o sobrenome Fernandes Sampaio em seu registro, mas ele é mesmo Álvaro da tribo dos Tukanos, do Alto do Rio Negro-AM. Sua história se confunde com a história das lutas indígenas brasileiras pela demarcação de terras e contra o projeto de aculturamento promovido Estado e pela Igreja. Álvaro foi um participante muito ativo nas causas de não-integração do indígena na sociedade quando essa integração os fazia perder sua cultura original. Tornou-se, assim, uma liderança no seu povo, e também entre outras aldeias.

P/1 - Álvaro, pra gente começar, eu queria que você falasse seu nome completo, o local e a data de nascimento? R – Meu nome é Detrinot, e Detri é um nome sagrado indígena do povo Tukano. Detri foi o primeiro homem na humanidade, segundo o nosso conhecimento. Então esse é o meu nome verdad...Continuar leitura

Título: O filho da terra

Data: 09/04/2009