Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Regina Celi de Moraes Borges, 22 de novembro de 2021

O craque do campo

Esta história contém:

O craque do campo

“Véi Anjo”, o craque do campo

A Quadra Poliesportiva Municipal situada na Av. Caruaru com a Rua de Flores, inaugurada em outubro de 2020 homenageia através da Lei 459/2020 Ângelo Marques Cavalcante.

Com um nome que significa o mensageiro, o anjo, Ângelo Marques Cavalcante acabou sendo chamado de “Véi Anjo” pelos amigos e demais conhecidos. Chegou a essas terras bem no início da construção da barragem de Itaparica, 1979, vindo das Alagoas e ao seu lado a esposa Maria Madalena e os seus seis filhos - José Mário, Jerinaldo, Josué, Gilvan, José Marcos e Giliane. Era do ramo do comércio e junto com uma pequena mercearia também montou a primeira sorveteria da vila, também gostava de tocar violão e participar das atividades religiosas, mas era mesmo nas peladas no campo de terra batida que seu “Anjo” voava.

Era um craque dentro do campo e também fora dele. Foi um homem trabalhador, um amigo leal, um esposo amoroso e um pai dedicado, despertando desde cedo em seus filhos também a paixão pelo futebol, o que mais tarde seria o seu grande orgulho ao perceber que seus filhos também viraram grandes atletas.

Apesar de uma idade já avançada para os padrões do esporte, Seu Ângelo participava intensamente da vida esportiva da então Cidade Livre, vencendo vários campeonatos de Petrolândia pelo time Flamengo, primeiro time da vila, que com outros amigos ajudou a fundar.

Em 1990 mudou-se para Canindé-SE, acompanhado de sua esposa e filhos, deixando como raiz jatobaense seu filho popularmente conhecido como Naldinho, que já dava segmento à tradição de comerciante e anos mais tarde retornaria Gilvan (Nego Van).

Lá em Sergipe implementou o seu comércio de sorveteria e tocou a vida, sempre ligado às causas cristãs da igreja católica, ao seu violão e ao futebol. E foi aos 64 anos numa quadra em Alagoas nos braços de seu filho caçula com quem jogava bola naquela manhã de domingo que o “Véi Anjo” despediu-se do que mais amava...

Continuar leitura
Palavras-chave: semear, memórias, jatobá
Fechar

O craque do campo

Dados da imagem O craque do campo

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Angelo Marques Cavalcante

História:
O craque do campo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
jatobá, memórias, semear

O craque do campo

Dados da imagem O craque do campo

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Angelo Marques Cavalcante

História:
O craque do campo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
jatobá, semear, memórias

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Todo dia é dia de semear
Vídeo Texto
Fazendo a diferença na vida de crianças e jovens
Texto

Marcia Elizabete Zalazik Cobellis

Fazendo a diferença na vida de crianças e jovens
Elizabete Zalazik Cobellis
Vídeo Texto

Márcia Elizabete Zalasik Cabellis

Elizabete Zalazik Cobellis
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.