A origem da família, italiana. Relatos da vida na Fazenda Toriba, onde nasceu, trabalhou e brincou no período de infância. A escola, os irmãos e os locais onde a família fazia compras. Recordação dos eventos que promoviam maior sociabilização dos trabalhadores da fazenda. A administração da fazenda e o término do trabalho no local. A mudança para São Paulo, para trabalhar e estudar, e o período de adaptação na cidade. A vida em uma república de estudantes e como conheceu a esposa. Trabalho em casa bancária. A volta para Matão e a abertura de um comércio próprio. Os desafios vencidos para montar a loja e como seu comércio evoluiu. A abertura e o fechamento de uma franquia. A atuação no Sindicato do Comércio Varejista de Matão e análise do comércio na cidade.

imagens (11)

Retrato

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:José Antonio Fragalli

Festa de confraternização

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:José Antonio Fragalli

formatura na Escola Normal

data (ou período): Ano 1969 Imagem de:José Antonio Fragalli

Festa de final de ano

data (ou período): Ano 1997 Imagem de:José Antonio Fragalli

Fachada da loja Genial Presentes

data (ou período): Ano 1989 Imagem de:José Antonio Fragalli

Almoço na república

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:José Antonio Fragalli

Retrato

Retrato de José Antônio Fragalli. Araraquara, SP, 1999.

período: Ano 1999
crédito: Marcia Zoet

Festa de confraternização

Funcionários da fábrica Óleos Alimentícios Cambuhy, em festa de confraternização de final em 23/12/1959. A fábrica, instalada em prédio construído em 1934, integrava o grupo da Fazenda Cambuhy, iniciou as suas atividades na década de 30 e operou até o início dos anos 80.

período: Ano 1959

formatura na Escola Normal

José Antônio Fragalli, no dia de sua formatura na Escola Normal (penúltimo, da fileira do meio, ao lado do padre), quando ainda formavam-se turmas do Normal, Científico e Clássico.

período: Ano 1969
tipo: Fotografia

chaminé da fábrica de óleo alimentício Cambuhy

Ao lado da chaminé da fábrica de óleo alimentício Cambuhy, o pai de José Antônio Fragalli, Francisco Fragalli, que era encarregado do setor de refinação do óleo. Matão, SP, década de 60

Jardineira de Francisco Fragalli, pai de José Antô

Jardineira de Francisco Fragalli, pai de José Antônio Fragalli. No centro, na janela, Francisco. Quando ainda era solteiro, ele trabalhava como motorista da jardineira que fazia o trajeto entre Araraquara e as fazendas próximas a Matão. Araraquara, final da década de 30.

Motorista da Jardineira

Francisco Fragalli (o terceiro, em pé, da esquerda para a direita), pai de José Antônio Fragalli, quando ainda trabalha como motorista da jardineira, que fazia o trajeto de Araraquara a fazendas próximas a Matão

Visita de sua avó Domingas Carreri a sua família

Uma recordação de José Antônio Fragalli (4º da esquerda para a direita): a visita de sua avó Domingas Carreri (penúltima da esquerda para a direita) a sua família, na Fazenda Turiba, em Matão. Sua mãe, dona Regina Amábile, com sua irmã no colo, e, no lado direito dela, seu pai, sr. Francisco, e José Antônio, com dez anos, agachado.

Pai de José Antônio Fragalli e amigos

Francisco Fragalli (no meio), pai de José Antônio Fragalli, ainda quando era motorista, espera a jardineira com seus amigos taxistas, na praça da igreja matriz na década de 30

crédito: Photo Muzzi Araraquara

Festa de final de ano

Comemoração de final de ano, na loja Genial. Elza Mancini Fragalli (sexta pessoa da esquerda para a direita). Matão, SP, 1997

período: Ano 1997

Fachada da loja Genial Presentes

Fachada da Genial Presentes, loja de propriedade de José Antônio Fragalli, quando da colocação do novo asfalto na rua. Matão, SP, 1989

período: Ano 1989

Almoço na república

Almoço na república em que morava José Antônio Fragalli, em São Paulo, quando estudava na FMU. Ele e Elza, no canto direito da foto. São Paulo, SP, c.1976.

período: Ano 1976
tipo: Fotografia

Depoimento de José Antonio Fragalli Entrevistado por Claudia Leonor e Daniela de Lima Araraquara 17 de setembro de 1999 P/1 – Bom, para começar a entrevista, diga seu nome completo, local e a data de nascimento. R – José Antonio Fragalli, nascido em Matão, 9 de dezembro de 1951. P/1 – ...Continuar leitura

Título: O Comércio de Matão