Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de outubro de 2011

O câncer me deu uma outra visão do mundo

Esta história contém:

O câncer me deu uma outra visão do mundo

Vídeo

P/1 - Eu vou começar a nossa entrevista perguntando uma coisa muito simples que é o seu nome, local e onde você nasceu.

R - Meu nome é José Domingos Teixeira Vasconcelos, nasci em Campinas, em 1950.

P/1 - E qual é o nome dos seus pais?

R- Luis Teixeira Vasconcelos e Marta Ricardo Teixeira Vasconcelos.

P/1 - E o que eles faziam?

R - O meu pai tinha uma máquina de arroz, então, ele trabalhava com cereais, comprava arroz em casca no interior de São Paulo, secava quando era preciso, em geral era preciso secar. Ele tinha máquinas e tudo, e essas máquinas tiram a casca do arroz e dão uma espécie de brilho usando glicose e um talco. E também trabalhava com arroz integral. Então, essa história de arroz integral faz parte da minha infância também. E a gente tinha um varejo nessa máquina e todos os filhos ajudavam no varejo a partir de uma certa idade.

P/1- E ele nasceu em Campinas?

R - Não, ele era de Artur Nogueira, que é um município ali perto de Campinas. Ele faleceu em 82.

P/1 - A gente tava falando do seu pai, que ele era de outra cidade do interior de São Paulo. Você sabe a origem da sua família?

R - Alguma coisa. Os meus avós paternos eram descendentes de portugueses e primos entre si (risos). E também do interior de São Paulo, região de Artur Nogueira. Naquela época a população rural predominava, então, eles tinham um convívio grande com essas coisas do campo. Apesar de não terem sido sitiantes, nem nada, mas eles trabalhavam com essa história mais ligada à produção agrícola. Agora, minha mãe sempre trabalhou em casa, ela é de Mogi Mirim, mas os meus avós, pelo menos a minha avó materna, tinha ascendência italiana, era filha de italianos. E meu avô, não, meu avô era brasileiro mesmo, acho que já tinha ficado mais pra trás... Não, ele também era descendente de italianos! Mas não tão recente. E eu nem conheci. Aliás, o nome dele era Domingos, daí que veio o meu nome, e eu não o conheci, ele morreu muito cedo....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Os desafios do câncer infantil
Texto

José Jaime Bastos

Os desafios do câncer infantil
Rosa e a fábrica de sonhos
Texto

Rosa Maria Neumann

Rosa e a fábrica de sonhos
Força e fé: uma guerreira na luta contra o câncer
Vídeo Texto
Célia: o alicerce da família
Texto

Célia Compagno Cyrino Pereira

Célia: o alicerce da família

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.